Relato de Experiência de Estágio em Psicologia Escolar: Grupo com Pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.13123

Palavras-chave:

Família, Escola, Psicologia escolar.

Resumo

O trabalho com os pais pode ser uma forma de intervenção do psicólogo escolar. O intuito é contribuir para a melhora na relação família e escola e, desta forma, auxiliar no comportamento e no desempenho escolar dos alunos. Este trabalho tem como objetivo descrever e discutir uma intervenção em grupo com pais de alunos de ensino fundamental realizado durante o Estágio Básico I e II em Psicologia. Foram realizados cinco encontros com pais/cuidadores em espaço cedido pela escola. Os mesmos ocorreram com frequência quinzenal e duração aproximada de uma hora e meia cada encontro. Nos encontros foram trabalhados temas demandados pela escola e pelos pais, a saber: objetivos da família e da escola; educação dos filhos e bullying. Os pais não tiveram assiduidade nos encontros. No entanto, o grupo possibilitou um início de aproximação entre família e escola.

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Biografia do Autor

Renata Garcia Fisch, Faculdade Meridional (IMED)

Psicóloga, Faculdade Meridional (IMED)

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Psicologia (UFRGS), Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Fisch, R. G., & Patias, N. D. (2020). Relato de Experiência de Estágio em Psicologia Escolar: Grupo com Pais. PSI UNISC, 4(2), 154-164. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.13123