Intervenção Institucional na Educação de Jovens e Adultos: um Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.13532

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Psicologia Institucional, Plantão Institucional.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência, desenvolvido a partir de um projeto de extensão realizado com um grupo de dez coordenadores de núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um município da Região Metropolitana de Florianópolis (SC), ao longo dos anos de 2016 e 2017. Ele foi referenciado em autores como Lourau (1995; 2004), Lapassade (1983), Guirado (2004) e Machado e Sayão (2017). A intervenção teve como dispositivo metodológico o Plantão Institucional (PI) (Lerner, Fonseca & Machado, 2014). Ele acontecia em um dia de reunião da equipe de trabalho, com os coordenadores de Núcleos e era realizado uma vez por mês, com cerca de três ou quatro encontros por semestre. O número de encontros variou devido às demandas e situações específicas apresentadas no andamento do trabalho. As atividades foram realizadas no Serviço de Atenção Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (SAPSI) e duravam cerca de uma hora e meia a duas horas e contavam com uma média de seis a oito coordenadores por encontro. Os resultados identificaram que os coordenadores se colocavam em um lugar de protagonismo em relação à EJA como um dispositivo pedagógico e formativo, tomando-se como responsáveis pela implementação e efetivação de seus objetivos. Esbarravam, porém, em inúmeras dificuldades organizacionais e pedagógicas para a realização do trabalho. A sobreimplicação surgia como recurso para lidar com essas dificuldades, através do engajamento e da militância.

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Biografia do Autor

Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, gênero e sexualidade.

Carlos José Naujorks, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), RS

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE). Áreas de Atuação: Psicologia Crítica do Trabalho; Psicologia Institucional. Temas de interesse: Identidade; Engajamento; Clínicas do Trabalho; Psicologia Institucional; Movimentos Sociais.

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Publicado

2020-01-04

Como Citar

Oltramari, L. C., & Naujorks, C. J. (2020). Intervenção Institucional na Educação de Jovens e Adultos: um Relato de Experiência. PSI UNISC, 4(1), 93-106. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.13532

Edição

Seção

Artigos