Aprendizagem das Competências Gerais na Graduação em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.14233

Palavras-chave:

Educação baseada em competências, Aprendizagem, Psicologia.

Resumo

As competências e habilidades gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia são a base para a atuação deste profissional. Tornando relevante conhecer se ocorre o esperado desenvolvimento delas durante o curso. As DCN norteiam a formação pautada no “ensino das competências”. E o psicólogo deve se relacionar com a realidade através das habilidades e competências desenvolvidas na formação. O estudo teve como objetivo verificar a presença das competências e habilidades gerais, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de graduação em Psicologia, em graduandos do décimo período. Sendo do formato descritivo, transversal e quantitativo. A amostra incluiu alunos do 10º período e os professores que na ocasião ministravam aula para eles. A pesquisa consistiu de três etapas: questionário de autopercepção e teste psicológico IFP-II para os discentes, e questionário de percepção para os docentes. Os dados coletados evidenciaram que para a maioria da amostra investigada, na ocasião da coleta, das seis competências e habilidades gerais previstas pelas DCN, cinco não foram desenvolvidas durante a graduação, sendo que apenas a competência para Educação Permanente possivelmente está presente na maior parcela dos discentes. O presente estudo forneceu informações relevantes para a reflexão do processo ensino-aprendizagem como modificador de comportamentos e como desenvolvedor de competências essenciais para a atuação do psicólogo. Com a importância do desenvolvimento de competências na formação do psicólogo, espera-se que os resultados do estudo, subsidiem futuras melhorias no processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lívia Teixeira Costa Silva, Faculdade INESP / IEPSIS – Instituto Educacional Pesquisa em Saúde e Inclusão Social

Faculdade INESP / IEPSIS – Instituto Educacional Pesquisa em Saúde e Inclusão Social. Psicóloga (CESMAC), Administradora de Empresas (UFAL), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (FIC / UNIFAL).

Luana Valeria de Souza Chagas, Centro Universitário CESMAC

Centro Universitário CESMAC, Psicóloga (CESMAC)

Edna Pereira Gomes de Morais, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL. Docente do Centro de Ciências da Saúde/Núcleo de propedêutica e terapêutica, Fonoaudióloga (UNICAP), Mestrado em Ciências (Distúrbios da Comunicação Humana) e Doutorado em Ciências (Saúde baseada em evidências) (UNIFESP)

Layse Veloso de Amorim Santos, Centro Universitário CESMAC

Centro Universitário CESMAC. Docente do Centro Universitário CESMAC, Psicóloga do Centro de Recuperação Educacional Nutricional – CREN, Psicóloga (UFAL), Formação em medicina psicossomática (ABMP - Aracaju), Mestrado e doutorado em Ciências da Saúde (UFAL)

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Publicado

2020-01-04

Como Citar

Silva, L. T. C., Chagas, L. V. de S., de Morais, E. P. G., & Santos, L. V. de A. (2020). Aprendizagem das Competências Gerais na Graduação em Psicologia. PSI UNISC, 4(1), 135-153. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.14233

Edição

Seção

Artigos