Estudos da psicologia em situações de alienação parental: uma revisão sistemática

Autores

  • Suany Chisté Benvegnú Universidade do Vale do Taquari – Univates.
  • Priscila Pavan Detoni Centro Universitário do Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES)
  • Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i1.14831

Palavras-chave:

Psicologia, Pais, Família, Divórcio

Resumo

O presente artigo objetiva averiguar os estudos da Psicologia em situações de Alienação Parental (AP), analisando possibilidades de atenção/cuidado para com os sujeitos envolvidos nessas situações. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi uma revisão sistemática da literatura, baseada em estudos já elaborados. Para isso, utilizou-se quatro bases de dados, sendo elas SCIELO, BVS, PEPSIC e DIALNET. Considerando-se que os estudos sobre a Alienação Parental e sobre as intervenções de profissionais da Psicologia são recentes, a análise foi baseada em publicações científicas, dos últimos seis anos, tendo em vista a data em que a Lei da Alienação Parental, N° 12.318/10, foi decretada no Brasil. Os descritores utilizados para a pesquisa foram alienação parental, síndrome de alienação parental e divórcio.  Os resultados apontam para a necessidade de uma maior especialização por parte de profissionais da Psicologia para lidar com situações que envolvem o Direito de Família, bem como evitar a judicialização das vidas e psicopatologização das relações de parentalidade. Além disso, deve-se buscar alternativas para que as intervenções de profissionais da Psicologia em situações de AP não estejam baseadas apenas nas perícias judiciais, mas nas diversas áreas de atuação da Psicologia.

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Biografia do Autor

Suany Chisté Benvegnú, Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Graduada de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Priscila Pavan Detoni, Centro Universitário do Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES)

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade ( Nupsex/UFRGS) e do Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero, Diversidade Sexual e de Raça (CRDH/UFRGS); Docente no Centro Universitário do Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES). Possuí estudos e trabalha com ênfase nas temáticas da psicologia social, políticas sociais públicas, direitos humanos, saúde do/a trabalhador/a, estudos feministas, relações de gênero e sexualidade.

Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduação em Psicologia, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de Passo Fundo (1982), Especialização em Ativação de Mudanças na Formação Superior de Saúde; Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa; Especialização em Saúde Mental Coletiva. Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2013). Foi Professora Adjunta da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando como representante dos docentes no Conselho de Centro e no Conselho Universitário. Atualmente, professora no Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Trabalha e pesquisa na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Sistemas e Políticas de Saúde principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde mental, gestão autônoma da Medicação (GAM), políticas públicas, educação e saúde, gestão em saúde.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Benvegnú, S. C., Detoni, P. P., & Saldanha, O. M. de F. L. (2022). Estudos da psicologia em situações de alienação parental: uma revisão sistemática. PSI UNISC, 6(1), 125-140. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i1.14831

Edição

Seção

Artigos