Representações sociais dos/as professores/as acerca da violência contra mulher: uma análise estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14940

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Docentes, Representação social.

Resumo

O presente estudo se propõe a identificar as representações sociais da violência contra as mulheres entre professores/as da rede pública em cidades no sertão de Pernambuco. Participaram da pesquisa 60 profissionais dos três níveis da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário de evocação livre e hierarquização de palavras, e as informações foram posteriormente organizadas em um quadro de quatro casas, que permite inferir o núcleo central e o sistema periférico de uma representação social. Os resultados mostraram que entre as palavras que compõem o núcleo central estão crime, crueldade, machismo e medo, que evidenciam o caráter normativo da representação, baseada na ideia da violência como uma construção sociocultural. O termo educação presente na segunda periferia aponta a importância da escola como agente de socialização na formação dos/as alunos/as. Conclui-se que os/as professores/as devem ser capacitados/as para fazer parte da rede de enfrentamento, compreendendo que a violência contra as mulheres é uma questão pertinente para o currículo escolar.

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Biografia do Autor

Kalline Flávia Silva de Lira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicóloga. Mestra em Direitos Humanos (UFPE). Doutoranda em Psicologia Social (UERJ).

Ricardo Vieiralves de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado do Instituto de Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da UERJ - LABORE.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Lira, K. F. S. de, & Castro, R. V. de. (2020). Representações sociais dos/as professores/as acerca da violência contra mulher: uma análise estrutural. PSI UNISC, 4(2), 7-24. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14940

Edição

Seção

Dossiê Temático: Representações e Práticas Sociais