Visita Domiciliária: “Conversando a Gente se Entende”
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14943Palavras-chave:
Assistência social, Família, Centro de referência, Representações sociais.Resumo
As visitas domiciliárias são uma estratégia de cuidado conectada à política de assistência social e elas fazem parte das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Este artigo pretende analisar, a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), como os/as usuários/as de um CRAS têm compreendido as visitas realizadas em suas casas pelos/as profissionais dessa unidade. Observação das visitas domiciliárias, anotadas em diário de campo e discussão em grupo (roda de conversa) foram utilizadas para a construção das informações. A partir das representações sobre a prática das visitas domiciliárias foi possível refletir sobre como ela tem sido desenvolvida e o que ela significa às famílias e à sociedade. Os/as participantes partilharam representações sobre a visita domiciliária, demonstrando que ela está associada a antinomias como bom/ruim, segurança/insegurança e liberdade/opressão. Foram debatidas, pelos/as participantes, questões relacionadas à dialogicidade, ao controle, à punição e a uma possível vocação para desempenhar determinadas funções. Conclui-se que, para além de roteiros e protocolos, é essencial embasar o cuidado e construir intervenções em uma comunicação ética dialógica.
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