Visita Domiciliária: “Conversando a Gente se Entende”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14943

Palavras-chave:

Assistência social, Família, Centro de referência, Representações sociais.

Resumo

As visitas domiciliárias são uma estratégia de cuidado conectada à política de assistência social e elas fazem parte das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Este artigo pretende analisar, a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), como os/as usuários/as de um CRAS têm compreendido as visitas realizadas em suas casas pelos/as profissionais dessa unidade. Observação das visitas domiciliárias, anotadas em diário de campo e discussão em grupo (roda de conversa) foram utilizadas para a construção das informações. A partir das representações sobre a prática das visitas domiciliárias foi possível refletir sobre como ela tem sido desenvolvida e o que ela significa às famílias e à sociedade. Os/as participantes partilharam representações sobre a visita domiciliária, demonstrando que ela está associada a antinomias como bom/ruim, segurança/insegurança e liberdade/opressão. Foram debatidas, pelos/as participantes, questões relacionadas à dialogicidade, ao controle, à punição e a uma possível vocação para desempenhar determinadas funções. Conclui-se que, para além de roteiros e protocolos, é essencial embasar o cuidado e construir intervenções em uma comunicação ética dialógica.

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Biografia do Autor

Jusiene Denise Lauermann, Prefeitura Municipal de Saltinho, SC

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2009). Graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN/2011). Graduação em Sociologia - Licenciatura (UFSM/2013). Pós-graduação em Família na Contemporaneidade (UFN/2013). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM (2015). Psicóloga no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Saltinho/SC e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF de Pinhalzinho/SC. 

Adriane Rubio Roso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Graduação/Mestrado). Pós-doutorado na Harvard University, Departamento de Psicologia, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É pós-doutora em Comunicação (UFSM). Doutora em Psicologia (PUCRS), com doutorado sanduíche na Columbia University (bolsa da Fulbright). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Especialista em Saúde Pública (UFRGS/ FIOCRUZ/ ESP/RS) e em Gestão em Saúde (UFRGS). Certificada em Aconselhamento em Álcool/Drogas (University of California - UCLA). Graduada em Psicologia (UNISINOS). Coordena o "VIDAS - Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clinica-Social" (UFSM) e Lidera o Grupo de Pesquisa "Saúde, Minorias Sociais e Comunicação". Membro Efetivo do Grupo de Trabalho 66 "Representações Sociais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do GT (2015-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2015-2018). Áreas de Pesquisa: psicologia social, relações intergrupais, psicologia e política, saúde coletiva, estudos de gênero e comunicação social. Temas de interesse: relações de poder, violência, minorias sociais, racismo, violência, direitos sexuais/reprodutivos, (ciber)mídia, consumo de drogas. Perspectivas Reflexivas: Psicologia Social Crítica, Sociologia/Antropologia Críticas, Estudos Críticos da Mídia e Feminismo. Teorias: Teoria das Representações Sociais e Psicanálise.

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2017). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSM), na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica - Social (UFSM).

Maria Luiza Leal Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); SOBRESP

Psicóloga (UFN/2005). Especialista em Atendimento Clínico ênfase em Psicanálise (UFRGS/2008). Mestre em Psicologia (PUCRS/2011). Doutoranda em Psicologia - Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSM), na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica - Social (UFSM). Docente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde (SOBRESP), Santa Maria, RS. Integrante do Núcleo Intervenções Psicológicas Emergências e Desastres (NIPED/SP-RS). Há 14 anos atua em psicologia clínica (consultório particular).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Lauermann, J. D., Roso, A. R., Souza, J. G. de, & Pacheco, M. L. L. (2020). Visita Domiciliária: “Conversando a Gente se Entende”. PSI UNISC, 4(2), 79-98. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14943

Edição

Seção

Dossiê Temático: Representações e Práticas Sociais