Visita a Domicilio: “Hablando Nos Entendemos”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14943

Palabras clave:

Asistencia social, Familia, Centro de referencia, Representaciones sociales.

Resumen

Las visitas domiciliarias son una estrategia de atención relacionada con la politica de asistencia social y son parte de las acciones desarrolladas por los Centros de Referencia de Asistencia Social (CRAS). Este artículo pretende analizar, en base a la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), cómo los usuarios de un CRAS han entendido las visitas realizadas a sus hogares por los profesionales de esta unidad. La observación de las visitas domiciliarias, anotadas en un diario de campo y discusión grupal (círculo de conversación) se utilizaron para construir la información. Sobre la base de las representaciones sobre la práctica de las visitas domiciliarias, fue posible reflexionar sobre cómo se ha desarrollado y lo que significa para las familias y la sociedad. Los participantes compartieron representaciones sobre la visita al hogar, demostrando que está asociada con antinomias como buena/mala, seguridad/inseguridad y libertad/opresión. Los participantes discutieron temas relacionados con la dialogicidad, el control, el castigo y una posible vocación para realizar ciertas funciones. Se concluye que, además de los guiones y protocolos, es esencial basar la atención y construir intervenciones en una comunicación dialógica ética.

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Biografía del autor/a

Jusiene Denise Lauermann, Prefeitura Municipal de Saltinho, SC

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2009). Graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN/2011). Graduação em Sociologia - Licenciatura (UFSM/2013). Pós-graduação em Família na Contemporaneidade (UFN/2013). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM (2015). Psicóloga no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Saltinho/SC e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF de Pinhalzinho/SC. 

Adriane Rubio Roso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Graduação/Mestrado). Pós-doutorado na Harvard University, Departamento de Psicologia, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É pós-doutora em Comunicação (UFSM). Doutora em Psicologia (PUCRS), com doutorado sanduíche na Columbia University (bolsa da Fulbright). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Especialista em Saúde Pública (UFRGS/ FIOCRUZ/ ESP/RS) e em Gestão em Saúde (UFRGS). Certificada em Aconselhamento em Álcool/Drogas (University of California - UCLA). Graduada em Psicologia (UNISINOS). Coordena o "VIDAS - Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clinica-Social" (UFSM) e Lidera o Grupo de Pesquisa "Saúde, Minorias Sociais e Comunicação". Membro Efetivo do Grupo de Trabalho 66 "Representações Sociais" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do GT (2015-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2015-2018). Áreas de Pesquisa: psicologia social, relações intergrupais, psicologia e política, saúde coletiva, estudos de gênero e comunicação social. Temas de interesse: relações de poder, violência, minorias sociais, racismo, violência, direitos sexuais/reprodutivos, (ciber)mídia, consumo de drogas. Perspectivas Reflexivas: Psicologia Social Crítica, Sociologia/Antropologia Críticas, Estudos Críticos da Mídia e Feminismo. Teorias: Teoria das Representações Sociais e Psicanálise.

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2017). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSM), na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica - Social (UFSM).

Maria Luiza Leal Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); SOBRESP

Psicóloga (UFN/2005). Especialista em Atendimento Clínico ênfase em Psicanálise (UFRGS/2008). Mestre em Psicologia (PUCRS/2011). Doutoranda em Psicologia - Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSM), na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica - Social (UFSM). Docente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde (SOBRESP), Santa Maria, RS. Integrante do Núcleo Intervenções Psicológicas Emergências e Desastres (NIPED/SP-RS). Há 14 anos atua em psicologia clínica (consultório particular).

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Publicado

2020-07-02

Cómo citar

Lauermann, J. D., Roso, A. R., Souza, J. G. de, & Pacheco, M. L. L. (2020). Visita a Domicilio: “Hablando Nos Entendemos”. PSI UNISC, 4(2), 79-98. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14943

Número

Sección

Dosier Temático: Representaciones y Prácticas Sociales