Orientação Parental em Grupo com cuidadores de adolescentes: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14944

Palavras-chave:

Adolescente, Educação em Saúde, Parentalidade

Resumo

Realizou-se um estudo qualitativo, com objetivo de descrever as sessões de intervenção de um grupo de orientação de pais para cuidadores de adolescentes. A intervenção se deu em dez sessões, de uma hora semanal, previamente estruturadas. Participaram cinco cuidadoras. Os instrumentos utilizados foram diário de campo produzidos pelas pesquisadoras que realizaram as intervenções no grupo e entrevistas semiestruturadas com as participantes, aplicada  um encontro antes do primeira sessão  da intervenção. Os resultados foram analisados quanto ao seu conteúdo, de onde se originaram três categorias: comunicação efetiva, parentalidade e uso de telas exemplificados em cada uma das dez sessões. Percebe-se a importância da intervenção em grupo para orientação parental através das mudanças cotidianas na organização familiar, incremento na comunicação das cuidadoras com seus filhos, seguimento de rotina por parte do adolescente, sob orientação parental e promoção de escuta ativa, clara e aberta das cuidadoras com os adolescentes.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Claudia Pinto da Silva, Universidade Franciscana

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN). Bolsista PROBEX-UFN.

Monique Corrêa de Melo Santiago, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagoga, Pós Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIASSELVI) e Educadora Parental pela Positive Discipline Association (EUA).

Jessica Aguiar, Universidade Franciscana

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

Luiza Müller Rubert, Universidade Franciscana

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

Paula Argemi Cassel, Universidade Franciscana

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Marcli Firpo Bittencourt, Universidade Franciscana

Psicóloga, Mestranda em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN).

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, Unversidade Franciscana

psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutoranda em Psicologia pelo PPG em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, RS) onde supervisona diferentes niveis de estágios em psicologia educacional e clínica além de ministrar a diciplina de psicologia Experimental e do comportamento. Tem interesse nas áreas de psicologia do desenvolvimento humano em situação de risco bem como psicologia escolar, jurídica e clínica. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS), onde pesquisa diversos aspectos do desenvolvimento de adolescentes em situação de acolhimento institucional.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Pinto da Silva, A. C. C., Corrêa de Melo Santiago, M., Aguiar, J., Müller Rubert, L., Argemi Cassel, P., Firpo Bittencourt, M., & Lieberknecht Wathier Abaid, J. (2020). Orientação Parental em Grupo com cuidadores de adolescentes: um relato de experiência. PSI UNISC, 4(2), 165-185. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.14944