Prejuízos nas habilidades sociais: relações com habilidades de enfrentamento e suporte social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.15485

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Habilidades de enfrentamento, Cocaína crack, Rede de suporte social.

Resumo

Os usuários de crack necessitam de intervenções que contemplem suas especificidades. Trata-se de um estudo correlacional que objetiva avaliar as habilidades sociais (HS), a relação com as habilidades de enfrentamento (HE), e a percepção do suporte social (PSS) de usuários de crack. Participaram 61 usuários de crack em tratamento no CAPS AD III. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Social, Inventário de Enfrentamento Antecipatório para Abstinência de Álcool e outras Drogas, e a Escala de Percepção do Suporte Social. Os resultados indicaram associações entre as HS de autocontrole da agressividade com as HE da assertividade e planejamento, autocontrole emocional e afetividade. Além disso as HS em sua totalidade foram correlacionadas com o afeto e com o total das dimensões de PSS. Dessa forma, prejuízos relacionados ao autocontrole em usuários de crack tem associações com as HE e com a PSS.

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Biografia do Autor

Karoline Giele Martins de Aguiar, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Psicologia Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS) e é Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista. É Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade Estácio de Sá e Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-MA). Possui formação em Avaliação Psicológica. Atualmente é psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

Luana Thereza Nesi de Mello, Universidade do Algarve (UAlg)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Algarve (UAlg) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Psicóloga Júnior no Gabinete de Apoio a Inovações Pedagógicas (GAIP) na UAlg. Professora no Competências para a Vida na UAlg e em pós-graduações. Aluna representante da FCHS no Colégio Doutoral da UAlg. Membro internacional da American Psychologycal Association (APA).

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Possui graduação em Psicologia pela PUCRS. É especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutora em Psicologia (PUCRS) e terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Possui treinamento avançado em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute e em Entrevista Motivacional com William Miller e Theresa Moyers. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da UNISINOS, coordenadora do grupo de pesquisa Intervenções Cognitivo-Comportamentais: estudo e pesquisa (ICCep), bolsista produtividade CNPQ nível 2.

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Aguiar, K. G. M. de, Mello, L. T. N. de, & Andretta, I. (2021). Prejuízos nas habilidades sociais: relações com habilidades de enfrentamento e suporte social. PSI UNISC, 5(2), 142-155. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.15485