Hierarquia de valores: organização atual dos valores humanos em jovens universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.15628

Palavras-chave:

Valores, Universitários, Hierarquia, Schwartz, Professores.

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar quais os valores predominam e como estes são hierarquizados entre os jovens universitários; analisar como esses valores influenciam nos comportamentos cotidianos desses jovens e como determinam as práticas de ensino-aprendizagem e o relacionamento entre docentes e discentes para a formação desses valores. Tem sua metodologia de execução estruturada em uma abordagem à pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva, que analisa os resultados por meio de correlação da realidade empírica com a teoria que embasa o estudo. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo com 140 estudantes universitários, através da aplicação de um questionário embasado principalmente na teoria de Valores Humanos de Schwartz (1992). Os resultados demonstraram que há um conflito dentre os valores hierarquizados como mais importantes pelos universitários. Por um lado, estão a benevolência e o universalismo, que são valores autotranscedentes, e por outro lado, o hedonismo, que é um valor intrínseco, voltado para à abertura à mudança. Outro ponto a ser destacado é que os universitários consideram que esse ensino de valores deve ser feito preponderantemente pela família. Contudo, quando evocados sobre valores ensinados pelos seus professores, mencionam valores conservadores. Conclui-se que existe um choque de valores entre os que são ensinados pela família e os que são ensinados pelos professores, o que pode ser percebido através da hierarquização de valores.

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Biografia do Autor

Mickaele Pabline Siqueira Dutra, Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Goiás/Brasil

Psicóloga pesquisadora e clínica, atuando pelo Instituto de Análise do comportamento (Anápolis).

Luanna Gomes Silva Pereira, Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Goiás/Brasil

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA (2020), desde 2017 envolvida com pesquisas acerca dos valores morais, finalidades educativas e representações que permeiam o cotidiano de alunos e professores em Goiás.

Lila Maria Spadoni Lemes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás/Brasil

Doutora em psicologia pela Université Paris Descartes, Sorbonne, revalidado pela UNB. Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atua na graduação, no Programa de Pos-graduação em Psicologia (PSSP- PUC-GO) e no Programa de Pós-educação em Educação (PPGE).

Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria, Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Goiás/Brasil Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás/Brasil

Doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós doutora em psicologia pela USP de Ribeirão Preto, Atua como docente da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na PUC Goiás como professora colaboradora. No Centro Universitário de Anápolis atua como docente da Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Participa como membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação (CIPI) e como membro do Comitê de Ética do Centro Universitário de Anápolis.

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Siqueira Dutra, M. P., Gomes Silva Pereira, L., Spadoni Lemes, L. M., & Gomes Veríssimo de Faria, M. R. (2021). Hierarquia de valores: organização atual dos valores humanos em jovens universitários. PSI UNISC, 5(1), 68-81. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.15628

Edição

Seção

Artigos