Hierarquia de valores: organização atual dos valores humanos em jovens universitários
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.15628Palabras clave:
Valores, Universitários, Hierarquia, Schwartz, Professores.Resumen
O estudo tem como objetivo investigar quais os valores predominam e como estes são hierarquizados entre os jovens universitários; analisar como esses valores influenciam nos comportamentos cotidianos desses jovens e como determinam as práticas de ensino-aprendizagem e o relacionamento entre docentes e discentes para a formação desses valores. Tem sua metodologia de execução estruturada em uma abordagem à pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva, que analisa os resultados por meio de correlação da realidade empírica com a teoria que embasa o estudo. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo com 140 estudantes universitários, através da aplicação de um questionário embasado principalmente na teoria de Valores Humanos de Schwartz (1992). Os resultados demonstraram que há um conflito dentre os valores hierarquizados como mais importantes pelos universitários. Por um lado, estão a benevolência e o universalismo, que são valores autotranscedentes, e por outro lado, o hedonismo, que é um valor intrínseco, voltado para à abertura à mudança. Outro ponto a ser destacado é que os universitários consideram que esse ensino de valores deve ser feito preponderantemente pela família. Contudo, quando evocados sobre valores ensinados pelos seus professores, mencionam valores conservadores. Conclui-se que existe um choque de valores entre os que são ensinados pela família e os que são ensinados pelos professores, o que pode ser percebido através da hierarquização de valores.
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