Epistemologia de si próprio: Estamos em gaiolas?
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i1.15896Palavras-chave:
Epistemologia de si próprio, Aula de psicologia, Consciência críticaResumo
Este trabalho apresenta a concepção de epistemologia de si próprio, que é entendida como uma identificação de pressupostos científicos que mantemos internalizados e suas motivações. A tarefa da epistemologia de si próprio reside no desafio de objetivar a própria subjetividade, trazendo ao nível da consciência aquilo que está dentro de nós enquanto paradigma e preceito de verdade. Enquanto método, são apresentados e problematizados recursos pedagógicos utilizados em uma aula de psicologia, através de um movimento de ação-emoção-palavra com a consigna ‘o que é preciso, em primeiro lugar, para sair da gaiola?’. Assim sendo, o método de análise utilizado é o de análise de conteúdo. Nesse sentido, o que é exposto por parte dos estudantes remete a uma disponibilidade e interesse de consciência crítica. Contudo, tal disposição, em uma sala de aula de hoje, mesmo remota, - que em muito pode nos lembrar a sala de aula de cem anos atrás – apresenta limites para se concretizar. Desse modo, aponta-se para a incerteza de que os métodos atuais utilizados pelas ciências da educação estariam respondendo aos desafios da sociedade.
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