Epistemology of oneself: Are we in cages?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i1.15896

Keywords:

Epistemology of oneself, Psychology class, Critical awareness

Abstract

This paper presents the conception of epistemology of oneself, understood as an identification of scientific assumptions that we hold internalized and our motivations. The task of epistemology of oneself is to objectify the subjectivity of oneself, bring to the level of consciousness what is within us as a paradigm and precept of truth. The method presents pedagogical resources used in a psychology class, through an action-emotion-word movement with the slogan “what is needed, first of all, to think outside the box?” The method of analysis is that of content analysis. What emerges from the students refers to an availability and interest of critical awareness. However, such an arrangement, in a today's classroom - that reminds us a 100-year-old classroom - doesn't become an act. The question arises if the current methods used by the educational sciences are responding to the challenges of society.

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Author Biographies

Ney Roberto Váttimo Bruck, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Psicologia (2007); Mestrado em Educação/Psicologia da Educação (1989); Graduação em Filosofia (1985); Formação em psicoterapia pela Escuela de Psicologia Nacional de Buenos Aires (1992) e Psicoterapia Corporal Reichiana (1998); habilitação em EMDR, método terapêutico para transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático; Socorrista de Primeira Resposta (Cruz Vermelha); formação em Defesa Civil; Habilitação em EMDR, método terapêutico para transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático. Atualmente sou professor na Universidade Federal de Pelotas e leciono as disciplinas de “Arte e Loucura”; “Fundamentos Psicológicos da Educação”; “Teatro, Educação, Ética e Meio Ambiente” e na Pós Graduação “Filosofia, Arte e Educação”. Em Pesquisa, atuo como Líder do Grupo de Pesquisa e Ação em Psicologia das Emergências (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cujo objetivo principal é o de promover a pesquisa e o intercâmbio de experiências e inovações que incrementem a produção teórico-prática sobre o tema psicologia das emergências, angústia pública e artes. No campo da Extensão Universitária, atualmente participo como docente em dois Projetos: quais sejam: o “Mutirão das Artes”, que tem como objetivos criar espaços e oportunidades multidisciplinares de uso adequado do tempo livre, habilidades e fruição das artes, especialmente da música, do teatro, do cinema e da dança; “Teatro do Oprimido na Comunidade” cujo objetivo é o de promover a prática no ensino de teatro em comunidades, valorizar as manifestações artísticas e culturais das comunidades envolvidas e promover experiências individuais e coletivas com as técnicas do Teatro do Oprimido.

Greice Martins Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) com mestrado Sanduíche pela Universidade de Coimbra (UC-PT). Atualmente é Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Published

2022-12-05

How to Cite

Bruck, N. R. V., & Gomes, G. M. (2022). Epistemology of oneself: Are we in cages?. PSI UNISC, 6(1), 170-182. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i1.15896

Issue

Section

Essays