Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16458Palavras-chave:
Docentes, Trabalho, Saúde mental, Pandemia, Psicologia.Resumo
Este estudo relata duas ações denominadas “Rodas de Conversa”, desenvolvidas a partir de projeto de extensão em andamento, com ênfase na promoção de saúde mental docente durante a pandemia da Covid-19. As rodas on-line foram realizadas em duas escolas de ensino fundamental, uma pública e outra privada, de duas cidades do Rio Grande do Sul. Os relatos dos(as) docentes foram registrados em diário de campo e analisados conforme as três etapas do processo de análise de conteúdo categorial temática de Bardin. A análise resultou em três categorias e a sua interpretação baseou-se na literatura publicada até o momento sobre Covid-19, trabalho docente e saúde mental. Os resultados apontam dificuldades dos(as) docentes com relação à configuração de ensino remoto, sobrecarga pela intensificação do trabalho e relatos de sintomas de ansiedade e estresse. Com relação às ações do projeto, destaca-se a importância de espaços de acolhimento e escuta das demandas docentes. Salienta-se a necessidade de intervenções que visem à prevenção e a promoção de saúde mental dos(as) professores(as), principalmente nesse contexto.
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