Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16458

Palavras-chave:

Docentes, Trabalho, Saúde mental, Pandemia, Psicologia.

Resumo

Este estudo relata duas ações denominadas “Rodas de Conversa”, desenvolvidas a partir de projeto de extensão em andamento, com ênfase na promoção de saúde mental docente durante a pandemia da Covid-19. As rodas on-line foram realizadas em duas escolas de ensino fundamental, uma pública e outra privada, de duas cidades do Rio Grande do Sul. Os relatos dos(as) docentes foram registrados em diário de campo e analisados conforme as três etapas do processo de análise de conteúdo categorial temática de Bardin. A análise resultou em três categorias e a sua interpretação baseou-se na literatura publicada até o momento sobre Covid-19, trabalho docente e saúde mental. Os resultados apontam dificuldades dos(as) docentes com relação à configuração de ensino remoto, sobrecarga pela intensificação do trabalho e relatos de sintomas de ansiedade e estresse. Com relação às ações do projeto, destaca-se a importância de espaços de acolhimento e escuta das demandas docentes. Salienta-se a necessidade de intervenções que visem à prevenção e a promoção de saúde mental dos(as) professores(as), principalmente nesse contexto.

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Biografia do Autor

Elenise Abreu Coelho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga (IMED), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista CAPES.

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga (UFN), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tais Barcellos de Pellegrini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Psicologia (UFRGS), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Coelho, E. A., da Silva, A. C. P., de Pellegrini, T. B., & Patias, N. D. (2021). Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia. PSI UNISC, 5(2), 20-32. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16458