Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16458

Palabras clave:

Docentes, Trabalho, Saúde mental, Pandemia, Psicologia.

Resumen

Este estudo relata duas ações denominadas “Rodas de Conversa”, desenvolvidas a partir de projeto de extensão em andamento, com ênfase na promoção de saúde mental docente durante a pandemia da Covid-19. As rodas on-line foram realizadas em duas escolas de ensino fundamental, uma pública e outra privada, de duas cidades do Rio Grande do Sul. Os relatos dos(as) docentes foram registrados em diário de campo e analisados conforme as três etapas do processo de análise de conteúdo categorial temática de Bardin. A análise resultou em três categorias e a sua interpretação baseou-se na literatura publicada até o momento sobre Covid-19, trabalho docente e saúde mental. Os resultados apontam dificuldades dos(as) docentes com relação à configuração de ensino remoto, sobrecarga pela intensificação do trabalho e relatos de sintomas de ansiedade e estresse. Com relação às ações do projeto, destaca-se a importância de espaços de acolhimento e escuta das demandas docentes. Salienta-se a necessidade de intervenções que visem à prevenção e a promoção de saúde mental dos(as) professores(as), principalmente nesse contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenise Abreu Coelho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga (IMED), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista CAPES.

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga (UFN), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tais Barcellos de Pellegrini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Psicologia (UFRGS), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Citas

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barros, F. C., & Vieira, D. A. da P (2021). Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, 7(1), 826-849. doi: 10.34117/bjdv7n1-056

Barros, M. B. A., Lima, M. G., Malta, D. C., Szwarcwald, C. L., Azevedo, R. C. S., Romero, D., ... Gracie, R. (2020). Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29(4), 1-12. doi: 10.1590/s1679-49742020000400018

Branco, J. C. S., & Neves, I. D. S. V. (2020). Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. Educação, Ciência e Cultura, 25(3), 19-33. doi: 10.18316/recc.v25i3.7382

Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2007). Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar E Educacional, 11(1), 101-110. doi: 10.1590/S1413-85572007000100010

Carvalho, M. R. V. (2018). Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. (Série Documental Relatos de Pesquisa, n. 41). Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.13

Cullen, W., Gulati, G., & Kelly, B. D. (2020). Mental health in the Covid-19 pandemic. QJM: An International Journal of Medicine, 113(5), 311-312. doi: 10.1093/qjmed/hcaa110

Duarte, M. Q., Santo, M. A. S., Lima, C. P., Giordani, J. P., & Trentini, C. M. (2020). Covid-19 and the impacts on mental health: a sample from Rio Grande do Sul, Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3401-3411. doi: 10.1590/1413-81232020259.16472020

Freitas, R. J. M, Moura, N. A., Teixeira, L. A., Fernandes, A. P. N. L., & Monteiro, A. R. M. (2021). Panorama das publicações em saúde mental no contexto da pandemia por COVID-19: scoping review. Global Academic Nursing Journal, 2(1), e84-e84. doi: 10.5935/2675-5602.20200084

Gomes, S. B., & Costa, R. T. O. (2020). Engajamento dos alunos das escolas públicas em tempo de pandemia do coronavírus. IntegraEaD, 2(1), 11-11. Recuperado de: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11788

Guedes, R. V., & Santos, J. P. (2020). Formação de professores em tempos de pandemia. Projeção e Docência, 11(1), 01-25. Recuperado de: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1603

Liang, L., Ren, H., Cao, R., Hu, Y., Qin, Z., Li, C., … Mei, S. (2020). The Effect of COVID-19 on Youth Mental Health. Psychiatric Quarterly. doi: 10.1007/s11126-020-09744-3

Macêdo, S. (2020). Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia Covid-19: tecendo sentidos. Rev. Nufen: Phenom. Interd., 12(2), 187-204. doi: 10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02rex.33

Nascimento, L. R., Souza, J. M., Milhomem, M. S. F. S, & Macedo, M. D. L. L. (2020). Psicologia e educação na promoção de bem-estar psicossocial em tempos de pandemia: Relato de uma prática de extensão universitária. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, 3(2), 47-69. doi: 10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p47

Novaes, A., Pagaime, A., Artes, A., Pimenta, C., Nunes, M., & Gava, T. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia. Fundação Carlos Chagas. Informe n. 1. Recuperado de: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

Oliveira, A. L. (2020). A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia de COVID-19. Rev. Tamoios, 16(1), 154-166. doi: 10.12957/tamoios.2020.50448

Oliveira, D. A., & Junior, E. A. P. (2020). Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, 14(30) 719-735. doi: 10.22420/rde.v14i30.1212

Oliveira, H. L. R., Balk, R. S., Graup, S., & Muniz, A. G. (2020). Percepções sobre saúde mental de professores e professoras de uma escola pública da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Research, Society and Development, 9(4), e171943060-e171943060. doi: 10.33448/rsd-v9i4.3060

Pereira, H. P., Santos, F. V., & Manenti, M. A. (2020). Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjutura, 3(9). Recuperado de: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal/3074

Pessoa, A. R. R., Moura, M. M. M., & de Farias, I. M. S. (2021). A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 24(1), 161-194. doi: 10.35699/2447-6218.2021.29532

Revista Quero. (2020, dezembro 3). Desafios do ensino remoto impactam na saúde mental dos professores. [Página da Web] Recuperado de https://querobolsa.com.br/revista/desafios-do-ensino-remoto-impactam-na-saude-mental-dos-professores

Ribeiro, S. F. R., Martins, C. B. S., Mossini, F. C., Júnior, J. P., & Lemos, L. C. V. (2012). Intervenção em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental: Ênfase na Saúde Mental do Professor. Revista Mal-estar e Subjetividade, 12(3-4), 905-924. Recuperado de https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5073/4078

Rocha, F. S. M., Loss, T., Almeida, B. L. C., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da Covid-19. Interacções, 16(55), 58-82. doi: https://doi.org/10.25755/int.20703

Saraiva-Junges, L. A., & Wagner, A. (2016). Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, 39(Esp), s114-s124. doi: 10.15448/1981-2582.2016.s.21333

Saraiva, K., Traversini, C., & Lockmann, K. (2020). A educação em tempos de COVID 19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, e2016289. doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

Silva, D. S., Andrade, L. A. P., & Santos, S. M. P. (2020). Teaching alternatives in pandemic times. Research, Society and Development, 9(9), e424997177. doi:10.33448/rsd-v9i9.7177

Souza, K. R., Santos, G. B., Rodrigues, A. M. S., Félix, E. G., Gomes, L., Rocha, G. L., ... Peixoto, R. B. (2021). Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 19, e00309141. doi: 10.1590/1981-7746-sol00309

Valiente, C., Contreras, A. Peinado, V., Trucharte, A., Martinéz, A. P., & Vázquez, C. (2021). Psychological adjustment in Spain during the COVID-19 pandemic: Positive and negative mental health outcomes in the general population. The Spanish Journal of Psychological, 24, 1-30. doi: 10.1017/SJP.2021.7

Ventura, D. D. F. L., Aith, F. M. A., & Rached, D. H. (2020). The emergency of the new Coronavirus and the “Quarantine Law” in Brazil. Revista direito e praxis [Internet]. Preprint. doi: 10.1590/2179-8966/2020/49180

Xiao, C. (2020). A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (COVID-19)-related psychological and mental problems: structured letter therapy. Psychiatry investigation, 17(2), 175. doi: 10.30773 / pi.2020.0047

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-10

Cómo citar

Coelho, E. A., da Silva, A. C. P., de Pellegrini, T. B., & Patias, N. D. (2021). Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia. PSI UNISC, 5(2), 20-32. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16458