Os diversos sentidos da falta: relato de experiência de estágio em contexto socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.16750

Palavras-chave:

Estágio, Relato de Experiência, Infância, Falta, Psicologia.

Resumo

O presente artigo constitui sistematização de sínteses reflexivas sobre atuações possíveis da psicologia em contexto escolar. Estas reflexões foram produzidas a partir de práticas em uma disciplina de Estágio Básico (curricular obrigatória), desenvolvida em uma turma de educação infantil, em uma unidade educacional do município de Cuiabá, durante o terceiro semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso. A inserção dos estagiários no âmbito escolar, para a realização da pesquisa qualitativa, com crianças de quatro a cinco anos, foi delineada orientando-se pela observação participante (Martins, 1996), tendo como um modelo de conduta a postura de adulto atípico (Corsaro, 2005). O período de observação participante permitiu que os estudantes escutassem as crianças e identificassem alguns temas que se repetiam - como morte, esquecimento e derrota-os quais foram agrupados e nomeados, didaticamente, enquanto “falta”. Como método de trabalho, foi proposto no projeto de intervenção, a construção de oficinas socioafetivas (Andrade, 2019), que serviram como uma ferramenta metodológica de mediação, e potencialização, de novas hipóteses advindas das crianças, sobre o contexto que as cercavam. Objetiva-se, então, com o relato de experiência, descrever a inserção dos discentes no campo e debater as contribuições desta prática ao processo de formação do psicólogo.

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Biografia do Autor

Naiana Marinho Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFMT, Cuiabá) sob o amparo da agência de fomento CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá) com ênfase em Intervenções em Processos de Saúde e Sofrimento Psíquico. Desenvolveu atividades de Estágio Básico nos contextos Socioeducativo, Sociocomunitário, Organizacional e do Trabalho e em Saúde. Atuou em campo de Estágio Supervisionado Específico no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Foi voluntária e bolsista de extensão (FAPEMAT) do Projeto de Extensão Rede de Apoio à Educação Infantil: interfaces com a Psicologia e Pedagogia. E também voluntária e bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do projeto de pesquisa guarda-chuva: A construção do conhecimento social por crianças: estudo sobre vivências e significações infantis. Ambos projetos coordenados pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Dedica-se à investigação de temas relativos à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural e Saúde Mental.

Natanael Alexandre Palazin, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Ensino Médio completo pelo Colégio Isaac Newton. Atualmente é graduando de Psicologia, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi Voluntário de Iniciação Científica, orientado pelo Professor Dr. Silas Borges Monteiro. No presente, é bolsista de Iniciação Científica, orientado pelo Professor Dr. Henrique Oliveira Lee, e estuda os efeitos da Ayahuasca nas narrativas dos participantes de Religiões Ayahuasqueiras.

Sophia Borges e Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Ensino Médio completo pelo Colégio Salesiano São Gonçalo. Atualmente é graduanda de Psicologia, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Gonçalves, N. M., Palazin, N. A., & Santos, S. B. e . (2022). Os diversos sentidos da falta: relato de experiência de estágio em contexto socioeducativo. PSI UNISC, 6(2), 55-71. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v6i2.16750

Edição

Seção

Artigos