Representações Sociais e influência social em comentários publicados no Instagram do Ministério da Saúde sobre a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i1.17547

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Representações sociais, Influência social, Redes sociais

Resumo

Diante da importância dos comportamentos de prevenção frente à pandemia de COVID-19, buscou-se discutir o fenômeno da influência social e sua dimensão informacional das representações sociais (RS), a partir de comentários em um post sobre o novo coronavírus feito pelo Ministério da Saúde no Instagram. Partiu-se de uma discussão teórica com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), mais especificamente utilizando de uma abordagem dimensional das RS. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa do tipo descritiva-exploratória. Foram analisados 1.805 comentários acerca de uma publicação do Ministério de Saúde no Instagram, feita no dia 18 de março de 2020 sobre a situação epidemiológica da COVID-19. Realizou-se Análise de Conteúdo Temático-Categorial, identificando as seguintes categorias: 1) Contenção da disseminação coletiva; 2) Implicações econômicas; 3) Estratégias de enfrentamento; 4) Ansiedade; 5) Informações midiáticas; 6) Comparações sociais com outros países afetados. Identificou-se as dimensões de informação, atitude e campo. A RS identificada ancora-se à noção de ameaça à saúde e à economia global. O momento de incerteza favorece a influência informacional, que pode repercutir de modo negativo na população, como também favorecer as ações de prevenção.

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Biografia do Autor

Maísa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Psicologia pela UFSC, Psicóloga (CRP-12/16945), Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Integrante do Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC) e do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Taimara Foresti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Psicologia pela UFSC, Mestra em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED), Especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Meridional (IMED), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Ana Maria Justo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia na UFSC e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Psicologia pela UFSC (2008), mestrado em Psicologia pela UFSC (2011) e doutorado em Psicologia pela UFSC (2016), com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université, na França. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC. Possui graduação em Psicologia (1998), Mestrado (2004) e Doutorado em Psicologia (2008) pela UFSC. Pós doutora pela UNIPD - Università degli Studi di Padova - Itália (2019).

Andréa Barbará S. Bousfield, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada II do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2007) em Psicologia pela UFSC. Pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa ISCET-IUL, Lisboa - Portugal (2017) e Pós-doutorado na Università degli Studi di Padova Unipd - Itália (2018).

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

Hodecker, M., Foresti, T., Justo, A. M., Giacomozzi, A. I., & Bousfield, A. B. S. . (2023). Representações Sociais e influência social em comentários publicados no Instagram do Ministério da Saúde sobre a COVID-19. PSI UNISC, 7(1), 75-91. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i1.17547

Edição

Seção

Artigos