Representações Sociais e influência social em comentários publicados no Instagram do Ministério da Saúde sobre a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i1.17547Palavras-chave:
Pandemia, COVID-19, Representações sociais, Influência social, Redes sociaisResumo
Diante da importância dos comportamentos de prevenção frente à pandemia de COVID-19, buscou-se discutir o fenômeno da influência social e sua dimensão informacional das representações sociais (RS), a partir de comentários em um post sobre o novo coronavírus feito pelo Ministério da Saúde no Instagram. Partiu-se de uma discussão teórica com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), mais especificamente utilizando de uma abordagem dimensional das RS. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa do tipo descritiva-exploratória. Foram analisados 1.805 comentários acerca de uma publicação do Ministério de Saúde no Instagram, feita no dia 18 de março de 2020 sobre a situação epidemiológica da COVID-19. Realizou-se Análise de Conteúdo Temático-Categorial, identificando as seguintes categorias: 1) Contenção da disseminação coletiva; 2) Implicações econômicas; 3) Estratégias de enfrentamento; 4) Ansiedade; 5) Informações midiáticas; 6) Comparações sociais com outros países afetados. Identificou-se as dimensões de informação, atitude e campo. A RS identificada ancora-se à noção de ameaça à saúde e à economia global. O momento de incerteza favorece a influência informacional, que pode repercutir de modo negativo na população, como também favorecer as ações de prevenção.
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