Estudo de Caso sobre a Atividade Docente: Família, Alunos e Sistema Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18109

Palavras-chave:

Trabalho docente, Estudo de caso, Intervenção psicossocial

Resumo

A identidade do docente, vista como um processo, diz respeito à dinâmica entre a forma de se sentir e a maneira de se dizer professor. O objetivo da investigação apresentada é compreender como se dá a busca por um “trabalho bem-feito” no exercício da docência. Tal proposta foi realizada a partir de estudo de caso derivado de uma intervenção, baseada na perspectiva da Clínica da Atividade, efetuada em uma escola de ensino fundamental situada no interior do Estado do Ceará. Foram efetivadas observações das atividades realizadas e autoconfrontações simples, intercaladas com reuniões entre os facilitadores e as oito docentes participantes. Os dados foram submetidos à análise construtivo-interpretativa. Os resultados indicaram que a qualidade nesse exercício laboral é transpassada por questões multifacetadas: realidade social, cultural e familiar dos alunos; relacionamento entre família e docentes; apoio familiar na vida escolar das crianças, entre outras. As professoras desenvolveram estratégias para lidar com tais questões.

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Biografia do Autor

Louanne Carneiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade Federal do Ceará

Cássio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Universidade Federal do Ceará

Haline Maria Parente Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará e mestranda em Psicologia e Políticas Públicas na mesma instituição

Emanuel Meireles Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Carneiro de Oliveira, L. ., Aragão Pinheiro, F. P. H., Braz de Aquino, C. A. ., Parente Rodrigues, H. M. ., Sousa Rodrigues, D. ., & Meireles Vieira, E. . (2023). Estudo de Caso sobre a Atividade Docente: Família, Alunos e Sistema Educacional. PSI UNISC, 7(2), 54-72. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18109

Edição

Seção

Artigos