Supervisão em Psicanálise: uma revisão sistemática (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18121

Palavras-chave:

Psicanálise, Supervisão, Transferência, Discurso do Analista

Resumo

Introdução: A supervisão é considerada um dos três pilares da formação do psicanalista, junto da análise pessoal e do estudo teórico. Este trabalho tem por objetivo identificar as principais características atribuídas à supervisão em psicanálise. Método: Foi realizada uma revisão sistemática com análise narrativa de artigos acadêmicos entre 2012 e 2022 encontrados nos bancos de dados Scielo e Pepsic com os descritores “supervisão” em associação booleana “AND” “psicanálise” e “supervisão psicanalítica”. Foram selecionados 25 artigos. Resultados e discussão: Como resultado, foi identificada maior publicação de artigos em revistas de escopo sobre psicanálise. Os métodos mais utilizados foram qualitativos, em especial relatos de experiência, relatos de caso e ensaios teóricos. Notou-se uma tendência de queda do número de publicações sobre o assunto no período de tempo analisado. O dispositivo da supervisão tem sua origem na prática médica de obtenção de experiência profissional acompanhado de um supervisor mais experiente. Diferentes formas de compreender a supervisão atravessam a história da psicanálise e sua prática se insere na formação de novos profissionais nas instituições psicanalíticas e nas universidades. A orientação psicanalítica também foi encontrada em supervisões clínico-institucionais em serviços de assistência de políticas públicas. As supervisões podem ser individuais ou grupais, com características específicas, bem como o manejo necessário por parte do supervisor. Identificou-se a necessidade de discutir os efeitos da supervisão do ponto de vista dos supervisionandos.

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Biografia do Autor

Maycon Rodrigo da Silveira Torres, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Faculdade Maria Thereza (FAMATH)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre e Doutor em Estudos da Subjetividade/UFF. Participou de pesquisa em Psicologia Social; grupo de estudos em Psicologia Clínica de orientação psicanalítica; e atua na área de clínica e Saúde Mental, com participação em PET-Saúde/GraduaSUS. Ministra disciplinas de Psicopatologia, Psicanálise, Psicologia Clínica, Sáude Mental e Políticas Públicas de Saúde e Metodologia Científica. Atualmente, trabalha Professor das Faculdade Maria Thereza (FAMATh - Niterói); Coordenador da Especialização em Fundamentos da Clínica Psicanalítica (FAMATh); Clínica em consultório particular e Supervisor Clínito-Institucional de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatório de Saúde Mental da Zona Norte do Rio de Janeiro. Desenvolvimento de habilidades pedagógicas em regime online, com domínio de ferramentas da Plataforma Google For Education. 

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

da Silveira Torres, M. R. (2023). Supervisão em Psicanálise: uma revisão sistemática (2012-2022). PSI UNISC, 7(2), 119-140. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18121

Edição

Seção

Artigos