Babado, gritaria e confusão: Cartografias de experiências “trans” em contextos de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18392

Palavras-chave:

Transexualidade, Raça, Docentes, Psicologia, Escola

Resumo

Este artigo nasce de um trabalho de conclusão de curso e trata-se de uma escrita que se propôs a acompanhar as experiências de professoras trans, em sua intersecção com as dimensões raça, gênero e sexualidade em escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana. O estudo teve como objetivo cartografar vivências e experiências de corpos trans, para além dos processos de vitimização, percebendo a potência dessas profissionais que a partir da “montagem” de seus corpos, entendidos como éticos, estéticos e políticos, tensionam lógicas cisheteronormativas instauradas na sociedade e nas instituições escolares. Participaram da pesquisa três professoras transexuais, sendo duas delas negras e uma branca, cujas identidades raciais foram fornecidas por autodeclaração. A coleta dos dados foi realizada a partir de entrevistas abertas que foram transcritas e analisadas à luz da escuta clínica e os resultados agrupados em três categorias: “babado”, “gritaria” e “confusão”. Os achados apontam para a necessidade de uma instituição escolar que não apenas aceite a diversidade, mas, a deseje e que sustente a alteridade. Esse estudo apoiou-se nos Estudos de Gênero e Sexualidade

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Mello Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo graduado pela Universidade do Vale do Rios dos Sinos. Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grade do Sul. Psicólogo clínico.

Fernanda Hampe , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rios dos sinos. Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Especialista em Projetos Sociais e Culturais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Universitária.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

de Mello Lopes, C. E., & Hampe , F. (2023). Babado, gritaria e confusão: Cartografias de experiências “trans” em contextos de educação. PSI UNISC, 7(2), 175-192. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18392

Edição

Seção

Artigos