Psicologia e artes circenses: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18546Palavras-chave:
arte, cultura, psicologia, psicologia socialResumo
Estudos sobre artes circenses vêm se desenvolvendo cada vez mais no campo científico brasileiro e por ser uma manifestação cultural potente, onde acontecem diferentes relações psicossociais, surge a necessidade de investigar, através da Psicologia, o seu papel transformador nos sujeitos envolvidos. Este artigo de revisão integrativa de literatura tem como objetivo investigar o que há e como se constituem produções acadêmicas no âmbito das artes circenses e psicologia, relacionadas a aspectos psicossociais e desenvolvimento humano. Foram realizadas buscas nas bases de dados: Pepsic, Scielo e BVS (LILACS) e, mediante critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados seis artigos, organizados em três dimensões de análise: 1) Circo como ferramenta em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, 2) Circo como mediador na constituição de sujeitos e 3) Circo como ferramenta social e de inclusão. O total de publicações sob a forma de artigos (6) envolvendo Circo e Psicologia indica que a área precisa de mais estudos teóricos e investigações empíricas. Os resultados encontrados apontam que a arte circense é uma potente ferramenta em processos de aprendizagem, sendo uma importante mediadora na constituição de sujeitos e no seu desenvolvimento e possui significativa relevância social na vida destes sujeitos. Através deste trabalho, foi possível concluir que existem poucos trabalhos desenvolvidos sobre articulações entre psicologia e arte circense, os trabalhos analisados demonstraram que a arte circense favorece cuidados, estabelece vínculos e promove saúde, sendo, portanto, um abundante campo de investigação para estudos da psicologia.
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