Relação entre perfis de burnout, sentido de vida e autocompaixão em docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18574

Palavras-chave:

Esgotamento psicológico , Logoterapia, Autocompaixão

Resumo

O contexto da Educação Básica é repleto de adversidades e pode colocar o docente em um estado adoecido, sem um sentido existencial e sem compassividade consigo próprio. O objetivo do presente artigo é investigar o poder de predição do sentido de vida e autocompaixão, em cada perfil da síndrome de Burnout. Os participantes foram 184 professores da rede estadual de Sergipe. O estudo é de cunho tranversal e quantitativo, por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Autocompaixão, Questionário de Sentido de Vida e Burnout Clinical Subtype Questionnaire.  O JASP (Jeffrey’s Amazing Statistics Program), versão 0.17.1, foi utilizado, adotando o método bootstrapping, para as análises descritivas e regressões lineares múltiplas conduzidas. Os resultados apontaram que existe um poder explicativo da autocompaixão, com baixo tamanho de efeito, sobre todos os subtipos de burnout. A presença de sentido de vida mostrou-se significativamente negativa no desgastado; por outro lado, a busca de sentido apresentou-se significativamente positiva no subdesafiado. Conclui-se, então, que a presença da autocompaixão e sentido de vida preveem, com pouca relevância, a ausência de burnout em docentes. No entanto, estudos longitudinais, populacionais e experimentais são necessários para determinar com solidez a relação direcional entre outros fatores.

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Biografia do Autor

Emile Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE/Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE/Brasil

Graduada em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Graduanda em Logoterapia pelo sistema de Ensino Unilife. Especialista em Psicodrama pela Profint-Profissionais Integrados. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE/Brasil

Graduado em Psicologia, Estudos Sociais e Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, com apoio financeiro da CAPES. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI). Membro do Grupo de Pesquisa sobre violência escolar: bullying e preconceito (UNIFESP).

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Almeida, E. S. de, Santos, K. D. A., & Silva, J. P. da. (2024). Relação entre perfis de burnout, sentido de vida e autocompaixão em docentes. PSI UNISC, 8(2), 208-226. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18574