Experiência de supervisão de estágio específico em avaliação psicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18594

Palavras-chave:

Supervisão clínica, Avaliação psicológica, Formação profissional, Ensino

Resumo

Como uma especialidade da psicologia, a avaliação psicológica (AP) constitui uma das práticas de ensino de muitas instituições de formação de nível superior. No entanto, há uma escassez de publicações e regulamentações acerca da supervisão em AP, que integra características básicas de supervisão em psicologia clínica com aspectos de ensino de conteúdos específicos. Além disso, no Brasil, poucos serviços oferecem prática de estágio exclusiva em AP. O Centro de Avaliação Psicológica (CAP) da UFRGS é um serviço-escola que mantém estágio profissional em AP há mais de 20 anos. Em função desta larga experiência, o presente artigo teve como objetivo relatar práticas de supervisão desenvolvidas no CAP através de uma abordagem desenvolvimental e com foco nos preceitos da prática de avaliação psicológica no Brasil a partir da experiência de três supervisoras entre os anos de 2021 e 2023. As observações foram discutidas, categorizadas e descritas a partir de três temas: (1) funções específicas das supervisoras na supervisão em AP, (2) funcionamento das supervisões e (3) percepção das experiências de supervisão durante a pandemia. Através dos pontos discutidos, denotou-se a importância da formação e qualificação do supervisor para a adequada condução da supervisão, além das vantagens da adoção de uma abordagem focada no desenvolvimento e nas competências do aluno. Foram discutidos também desafios da supervisão remota e sua eficácia para o processo de aprendizagem de alunos de graduação, com foco em direcionamentos para aplicações futuras.

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Biografia do Autor

Adriana Schütz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS/Brasil

Psicóloga e especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP). Supervisora de estágio no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS. Integrante no grupo de trabalho de Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da ANPEPP. Membro da Society for Research in Child Development (SRCD).

Denise Balem Yates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS/Brasil

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia. Coordenadora-executiva do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS. Pesquisadora associada do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) e membro do GT Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da ANPEPP. Associada do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

Paula Neves Portugal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS/Brasil

Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro da Família e do Indivíduo (CEFI). Supervisora de estágio no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Schütz, A., Yates, D. B., & Portugal, P. N. (2024). Experiência de supervisão de estágio específico em avaliação psicológica. PSI UNISC, 8(2), 278-293. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18594