Experiência de supervisão de estágio específico em avaliação psicológica
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.18594Palavras-chave:
Supervisão clínica, Avaliação psicológica, Formação profissional, EnsinoResumo
Como uma especialidade da psicologia, a avaliação psicológica (AP) constitui uma das práticas de ensino de muitas instituições de formação de nível superior. No entanto, há uma escassez de publicações e regulamentações acerca da supervisão em AP, que integra características básicas de supervisão em psicologia clínica com aspectos de ensino de conteúdos específicos. Além disso, no Brasil, poucos serviços oferecem prática de estágio exclusiva em AP. O Centro de Avaliação Psicológica (CAP) da UFRGS é um serviço-escola que mantém estágio profissional em AP há mais de 20 anos. Em função desta larga experiência, o presente artigo teve como objetivo relatar práticas de supervisão desenvolvidas no CAP através de uma abordagem desenvolvimental e com foco nos preceitos da prática de avaliação psicológica no Brasil a partir da experiência de três supervisoras entre os anos de 2021 e 2023. As observações foram discutidas, categorizadas e descritas a partir de três temas: (1) funções específicas das supervisoras na supervisão em AP, (2) funcionamento das supervisões e (3) percepção das experiências de supervisão durante a pandemia. Através dos pontos discutidos, denotou-se a importância da formação e qualificação do supervisor para a adequada condução da supervisão, além das vantagens da adoção de uma abordagem focada no desenvolvimento e nas competências do aluno. Foram discutidos também desafios da supervisão remota e sua eficácia para o processo de aprendizagem de alunos de graduação, com foco em direcionamentos para aplicações futuras.
Downloads
Referências
Allen, J. (2007). A multicultural assessment supervision model to guide research and practice. Professional Psychology: Research and Practice, 38, 248–258. doi: https://doi.org/10.1037/0735-7028.38.3.248
American Psychological Association. (2015). Guidelines for clinical supervision in health service psychology. The American Psychologist, 70(1), 33-46. doi: https://doi.org/10.1037/a0038112
Barker, K. K., & Hunsley, J. (2013). The use of theoretical models in psychology supervisor development research from 1994 to 2010: A systematic review. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, 54(3), 176. doi: https://doi.org/10.1037/a0029694
Bell, D. J., Self, M. M., Davis, C. III, Conway, F., Washburn, J. J., & Crepeau-Hobson, F. (2020). Health service psychology education and training in the time of COVID-19: Challenges and opportunities. American Psychologist, 75(7), 919–932. doi: https://doi.org/10.1037/amp0000673
Bernard, J. M., & Goodyear, R. K. (2004). Fundamentals of clinical supervision. Allyn & Bacon.
Borsa, J. C. (2021). Formação profissional em avaliação psicológica: IntegrAÇÃO entre ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 22(1), 73-83.
Borsa, J. C., Oliveira, S. E. S., Yates, D. B., & Bandeira, D. R. (2013). Centro de Avaliação Psicológica - CAP: Uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológico. Psicologia Clínica, 25(1), 101-114. doi: 10.1590/S0103-56652013000100007
Bueno, J. M. H., & Peixoto, E. M. (2018). Avaliação psicológica no Brasil e no mundo. Psicologia: Ciência e Profissão, 38, 108-121. doi: https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878
CFP. Conselho Federal de Psicologia. (2019). Resolução n° 18, de 05 de setembro de 2019. Disponível em: <https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-18-2019-reconhece-a-avaliacao-psicologica-como-especialidade-da-Psicologia-e-altera-a-resolucao-cfp-n-13-de-14-de-setembro-de-2007-que-institui-a-consolidacao-das-resolucoes-relativas-ao-titulo-profissional-de-especialista-em-Psicologia>. Acesso em: 28 mai 2023.
CFP. Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução CFP nº 9, de 25 de abril de 2018. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-9-2018-estabelece-diretrizes-para-a-realizacao-de-avaliacao-psicologica-no-exercicio-profissional-da-psicologa-e-do-psicologo-regulamenta-o-sistema-de-avaliacao-de-testes-psicologicos-satepsi-e-revoga-as-resolucoes-no-002-2003-no-006-2004-e-no-005-2012-e-notas-tecnicas-no-01-2017-e-02-2017?origin=instituicao&q=9. Acesso em: 23 jan. 2024.
CFP. Conselho Federal de Psicologia. (2022). Cartilha: Avaliação Psicológica. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-avaliacao-psicologica-2022/. Acesso em: 23 jan. 2024.
Falender, C. A (2018). Clinical Supervision—The Missing Ingredient. American Psychologist, 73(9), 1240-1250.
Fernandes, L. F. B., Miyazaki, M. C. D. O. S., & Silvares, E. F. D. M. (2015). Caracterização da supervisão em um centro formador de Psicologia da Saúde. Estudos de Psicologia (Campinas), 32, 499-509. doi: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300014
Finkelstein, H., & Tuckman, A. (1997). Supervision of psychological assessment: A developmental model. Professional Psychology: Research and Practice, 28, 92–95. doi: https://doi.org/10.1037/0735-7028.28.1.92
Fouad, N., Grus, C. L., Hatcher, R. L., Kaslow, N. J., Hutchings, P. S., Madson, M. B, Collins, F.L., Jr., & Crossman, R. E. (2009). Competency benchmarks: A model for understanding and measuring competence in professional psychology across training levels. Training and Education in Professional Psychology, 3 (4, Suppl), S5-S26. doi: https://doi.org/10.1037/a0015832
Hawkins, P., & McMahon, A. (2020). Supervision in the helping professions (5th ed.). McGrawHill Open University Press.
Iwanicki, S., & Peterson, C. (2017). An exploratory study examining current assessment supervisory practices in professional psychology. Journal of personality assessment, 99(2), 165-174. doi: https://doi.org/10.1080/00223891.2016.1228068
Milne, D. (2007). An empirical definition of clinical supervision. British Journal of Clinical Psychology, 46(4), 437-447. doi: https://doi.org/10.1348/014466507X197415
Mussi, R. F. D. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. D. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, 17(48), 60-77. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Oliveira-Monteiro, N.R., Herzberg, E., Oliveira, M.S., & Silvares, E.F.M. (2013). Reflexões sobre ética na supervisão em psicologia. Boletim de Psicologia, 63(139), 217-225. Recuperado em 29 de maio de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432013000200009&lng=pt&tlng=pt
Reiser, R.P. (2021). An evidence-based approach to clinical supervision. The Clinical Supervisor, 40:1, 8-28. doi: https://doi.org/10.1080/07325223.2020.1843097
Resolução CNE N° 5, de 15 de março de 2011. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8042-rces005-11-pdf&category_slug=marco-2011-pdf&Itemid=30192
Silva, W. M. D. F., Oliveira, W. A. D., & Guzzo, R. S. L. (2017). Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades. Psicologia Escolar e Educacional, 21, 573-582. doi: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111111
Smith, W. H., & Harty, M. K. (1981). Issues in the supervision of diagnostic testing. Bulletin of the Menninger Clinic, 45(1), 55–61.
Soligo, A. D. F., Oliveira, I. T. D., Muniz, M., & Zanini, D. S. (2020). Formação em Psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, 40. doi: https://doi.org/10.1590/1982-3703003243432
Stewart, D. W., & Johnson, E. A. (2023). The relational-expressive dual-continuum model of clinical supervisor training. Training and Education in Professional Psychology, 17(2), 142–148. https://doi.org/10.1037/tep0000393
Tosta, L., Silva, T., & Scorsolini-Comin, F. (2021). O relato de experiência profissional e sua veiculação na ciência psicológica. Clínica & Cultura, 2(1), 62-73. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Vannucci, M. J., Whiteside, D. M., Saigal, S., Nichols, L., & Hileman, S. (2017). Predicting supervision outcomes: what is different about psychological assessment supervision?. Australian Psychologist, 52(2), 114-120. doi: https://doi.org/doi: 10.1111/ap.1225
Wright, A. J. (Ed.). (2020). Essentials of psychological assessment supervision. John Wiley & Sons.
Wright, A. J., Brabender, V. M., & Pade, H. (2020). The use of guidelines in assessment supervision. In A. J. Wright (Ed.), Essentials of psychological assessment supervision (pp. 19–48). John Wiley & Sons, Inc.
Yalof, J., & Abraham, P. (2009). An integrative approach to assessment supervicsion. Bulletin of the Menninger Clinic, 73(3), 188-202. doi: https://doi.org/10.1521/bumc.2009.73.3.188.
Yates, D. B. (2022). In J. C. Borsa, M. R. C. Lins, & H. L. R. S. da Rosa, H. L. R. S (Orgs.), Dicionário de Avaliação Psicológica (pp. 107-109) . Vetor Editora.
Yates, D. B., da Costa, F. B., Martínez, S. B. S., & Wagner, F. (2023). Divulgação científica e literacia psicológica: definições e aplicações. In L. Bizarro & M. Vasconcellos (Orgs.), Divulgação da ciência psicológica voltada à saúde mental na academia (pp. 221-237). Hogrefe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.