Pesquisa-intervenção para equidade de gênero no eixo saúde-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19078

Palavras-chave:

Família, LGBTTQIA , Escola, Saúde, Educação

Resumo

Pesquisas voltadas ao público jovem LGBTQIA+ nos serviços públicos são relevantes no contexto de neoconservadorismo brasileiro, em que ocorre a exclusão e violência a corpos fora da cisheteronormatividade. A pesquisa Pós-Doutoral nomeada como “Promoção à Equidade de Gênero: estratégias de educação teórico-prática de gestores e profissionais da educação no ensino médio” é um projeto do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais (PVPP) da Pós-Graduação da PUCRS. O objetivo desse artigo é analisar os processos de educação teórico-prática direcionados a profissionais e gestores no âmbito da saúde (atenção básica) e educação (ensino fundamental e médio). A pesquisa foi realizada com apoio do Programa Saúde na Escola e da Secretaria de Saúde de uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul. A metodologia é baseada na pesquisa-intervenção no campo da psicologia social, em autores pós-estruturalistas, interseccionais e da Analítica Queer. As percepções dos educadores e profissionais da saúde, advieram de experiências profissionais, mas também daquelas vividas enquanto pais/mães/filhos. A sistematização do questionário e as narrativas, nas distintas fases da pesquisa-intervenção, revelaram os preconceitos às minorias de gênero e sexualidade LGBTQIA+ e também os desafios de profissionais da educação que emergiram em torno do indissociável eixo família-escola. As reflexões geradas possibilitaram questionar quais racionalidades estão por trás de certas problemáticas abordadas nos serviços de educação e saúde, o que possibilita qualificar a intersetorialidade das políticas públicas.

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Biografia do Autor

Helen Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Pós doutoranda do Grupo de Estudos em Preconceito, vulnerabilidade e processo
psicossociais da Pós Graduação da PUCRS (bolsista CNPQ desde julho de 2022);
Professora Visitante da Universidade Federal de Rio Grande (início em fevereiro de
2024). Doutora e Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo Núcleo em Estudos
de relações de gênero, sexualidade e raça pela UFRGS (NUPSEX). Especialista em
Gestão de Redes em Atenção em Saúde pela Fiocruz. Especialização/Residência em
Atenção Básica em Saúde Coletiva e Atenção em Saúde Indígena pela Escola de Saúde
Pública do Rio Grande do Sul.

Ana Carolina Leal Trajano, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre - RS/Brasil

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
a.trajano@edu.pucrs.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7323099779826154 ID
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9359-9883. Graduanda em Psicologia pela
PUCRS e Bolsista de Iniciação Científica do grupo Preconceito, Vulnerabilidade e
Processos Psicossociais.

Angelo Brandelli Costa , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre - RS/Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Coordenador do Grupo de
Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de PósGraduação em Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação em Ciências
Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Supervisor de Pós-Doutorado. Email:
angelo.costa@pucrs.br; Telefone: 51-984054408; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-
0742-8152

 

 

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Santos, H. B. dos ., Trajano, A. C. L., & Costa , A. B. (2024). Pesquisa-intervenção para equidade de gênero no eixo saúde-educação. PSI UNISC, 8(2), 59-79. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19078

Edição

Seção

Dossiê Temático: Análise e Intervenção Comunitária