Psicologia comunitária e educação indígena: experiências sensíveis na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19182

Palavras-chave:

Cultura indígena, Educação, Psicologia

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência sobre os círculos de cultura realizados em uma escola de Educação Básica, tendo como objetivo a busca de diálogos educativos entre a escola e as etnias Guarani e Kaingang e o aprofundamento dos estudos e reflexões acerca da psicologia comunitária em torno da experiência da educação, para favorecer as aprendizagens e reflexões em relação aos modos de existência e resistência indígena. Como métodos foram pensados os Círculos de Cultura, metodologia proposta por Paulo Freire e a vivência espiritual Kaingang, sendo vista como uma contribuição comunitária. Os resultados se evidenciam no olhar intercultural que foi sendo tecido pelos estudantes ao longo dos encontros, com uma ruptura de paradigmas existentes e uma criticidade ao que antes lhe era posto. Utilizou-se, também, da Lei n. 11.645 (2008) como uma motivação para efetivar e ampliar as aprendizagens interculturais na direção de uma valorização de nossas próprias raízes identitárias como contribuição para a área da psicologia comunitária.

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Biografia do Autor

Luísa Rockenbach Guimarães, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Acadêmica de Psicologia - UNISC/ Bolsista FAPERGS do grupo de pesquisa: Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na educação básica

Onorio Isaias de Moura, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação, PPGedu -- Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutorando em Educação pela mesma instituição. Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participa do grupo de pesquisa ?PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade? em parceria com a (UNISC/UFRGS). Faz parte da equipe executora do projeto de extensão; Curso de Extensão: Aprendizagens Intercultural Produção de Sentido na Educação VI edição.

Theo de Lima Goes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Acadêmico de Psicologia  - UNISC.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Guimarães, L. R., Moura, O. I. de, & Goes, T. de L. (2024). Psicologia comunitária e educação indígena: experiências sensíveis na educação. PSI UNISC, 8(2), 128-143. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19182

Edição

Seção

Dossiê Temático: Análise e Intervenção Comunitária