Vivências da enchente: o brincar e a criatividade infantil com as telas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19887

Palavras-chave:

rede social, clima extremo, brincar, desenvolvimento infantil, tecnologia digital

Resumo

As redes sociais tornaram-se plataformas importantes para o compartilhamento de experiências pessoais durante eventos desafiadores. Cuidadores frequentemente utilizam essas plataformas para divulgar vídeos de seus filhos, incluindo conteúdos criados pelas próprias crianças como parte do brincar virtual. Contudo, o compartilhamento de experiências infantis em redes sociais, particularmente em eventos climáticos extremos, ainda demanda maior investigação, especialmente quanto ao seu potencial para informar respostas a crises futuras. Este estudo analisou, por meio de uma netnografia nas plataformas Instagram e TikTok, as experiências de crianças compartilhadas por seus responsáveis durante as enchentes de 2024 no sul do Brasil. Foram examinados nove vídeos utilizando análise temática reflexiva. Os resultados evidenciaram a centralidade do brincar, inclusive com telas, e a importância dos brinquedos como símbolos de lar nas vivências infantis. Observaram-se também expressões de gratidão das crianças pelas doações recebidas, destacando o papel do apoio social em momentos de crise. As crianças assumiram um papel ativo nos vídeos, adaptando criativamente o estilo de influenciadores digitais para promover ações de solidariedade. Embora os vídeos tenham dado visibilidade às experiências infantis, eles levantam questões sobre a exposição das crianças nas redes sociais e seu direito à privacidade, reforçando a responsabilidade de segurança digital por parte de seus cuidadores. Conclui-se que as telas podem ser aliadas no estímulo ao brincar criativo, sendo essencial oferecer condições para o brincar tanto on-line quanto off-line, especialmente em contextos de eventos climáticos extremos.

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Biografia do Autor

Indianara Sehaparini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Doutoranda e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Teoria Psicanalítica e Clínica Psicoterápica pelo Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT). Psicóloga pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS).

Fernanda Martins Marques , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Fundação Mário Martins. Graduada em Psicologia pela UFRGS. Psicóloga do Centro de Atendimento Pais-bebê (Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde/UFRGS). Membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS).

Sofia Sebben , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga e Mestre pela UFRGS, com período sanduíche na University of Waterloo, Canadá. Membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS).

Cailane Lawall , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica BIC UFRGS no Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS).

Marina Furlan de Oliveira Aguiar , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica BIC UFRGS no Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS).

Giana Bitencourt Frizzo , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS/Brasil

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE/UFRGS). Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Sehaparini, I., Marques , F. M. ., Sebben , S. ., Lawall , C. ., Aguiar , M. F. de O., & Frizzo , G. B. (2024). Vivências da enchente: o brincar e a criatividade infantil com as telas. PSI UNISC, 8(3), 236-260. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19887