Inclusão de alunos com necessidade de atendimento educacional especializado: Percepção dos professores

Autores

  • Débora Rita Kujawa Faculdade Meridional IMED
  • Denice Bortolin Faculdade Meridional (IMED)
  • Naiana Dapieve Patias Faculdade Meridional (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9703

Palavras-chave:

Alunos. Professores. Inclusão Escolar.

Resumo

O presente trabalho objetivou conhecer a percepção dos professores sobre a inclusão de alunos deficientes em classe regular de ensino. Participaram do estudo, seis professores, com idades entre 24 a 42 anos, de uma escola privada que tinham, pelo menos, um aluno de Educação Especial Inclusiva em sua classe. O estudo é qualitativo, de cunho exploratório e transversal. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Análise de conteúdo indicou que, na percepção das professoras, a inclusão é positiva, pois traz benefícios para a criança com deficiência e para os colegas do aluno incluído. No entanto, as mesmas relatam dificuldades relacionadas à compreensão da família sobre o processo de inclusão e a falta de subsídios formativos para realizar a inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Rita Kujawa, Faculdade Meridional IMED

Psicóloga (Faculdade Meridional, IMED).  Mestranda em Psicologia na Faculdade Meridional IMED.

Denice Bortolin, Faculdade Meridional (IMED)

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Docente da Faculdade Meridional (IMED, Passo Fundo, RS).

Naiana Dapieve Patias, Faculdade Meridional (IMED)

Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS), Especialista em Psicologia Escolar (CAPE, Porto Alegre-RS). Docente da Faculdade Meridional (IMED, Passo Fundo, RS)

Referências

Barbosa, E. T., & Souza, V. L. T. de. (2010). A Vivência de professores sobre o processo de inclusão: um Estudo da perspectiva da psicologia Histórico – Cultural. Rev. Psicopedagogia, 27(84): 352-62.

Biaggio, Rita de. (2007). A inclusão de crianças com deficiência cresce e muda a prática das creches e pré – escolas. Revista Criança, Brasília, 44, 19-26.

Brasil. Presidência da República. (2015). Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Costa, D. A. F. (2006). Superando Limites: A Contribuição de Vygotsky para a Educação Especial. Revista de Psicopedagogia. 23(72), 232-240.

Declaração de Salamanca. (1994). Necessidades educativas especiais- NEE. In Conferência Mundial sobre NEE: Qualidade- UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO.

Dias, C. A. (2000). Grupo Focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Revista Informação & Sociedade: Estudos, 10(2), Universidade Federal da Paraíba.

Fontanella, B. J., Luchesi, B., Saidel, M., Ricas, J., Turato, E., & Melo, D. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: Proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, 27(2), 389-394.

Mantoan, M. T. E. (2006). Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação (PUC/RS), 1(58), , 55-64.

Ministério da Educação (2002). Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. Ministério da Educação, Lisboa.

Pinola, A. R. R., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Inclusão Escolar, Formação de Professores e a Assessoria Baseada em Habilidades Sociais Educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(3), 341-356.

Reis, Vânia Alexandra dos Santos. (2012). O envolvimento da família na educação de crianças com necessidades educativas especiais. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor). Escola Superior de Educação João de Lisboa.

Sampieri, R., Collado, C., & Lucio, M. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.

Sesti, R. C. (2009). A Inclusão de Alunos com Funcionamento Psicótico na Escola Regular. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo-UPF. Passo Fundo.

Soresi, Salvatore. (2007). Psicologia delle Disabilità. Bologna: Mulino.

Vygotsky, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1998). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1997). Fundamentos de defectologia. In L. S. Vygotsky, Obras escolhidas (Tomo 5), Madri: Visor.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Kujawa, D. R., Bortolin, D., & Patias, N. D. (2017). Inclusão de alunos com necessidade de atendimento educacional especializado: Percepção dos professores. PSI UNISC, 1(1), 129-141. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9703

Edição

Seção

Artigos