A Relação entre Felicidade e Trabalho: Um Estudo Exploratório com Profissionais Ativos e Aposentados

Autores

  • Andréa Cristina Fermiano Fidelis Universidade de Aveiro
  • Antonio Jorge Fernandes Universidade de Aveiro
  • Priscila Bresolin Tisott Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.9840

Palavras-chave:

Trabalho. Felicidade. Bem-Estar.

Resumo

A partir da Psicologia Organizacional Positiva, os estudos das organizações vêm explorando assuntos relacionados àsubjetividade dos funcionários e suas relações com o resultado das empresas. Nesta perspectivateórica, esta pesquisa elegeu os temas Trabalho e Felicidadecom o objetivo de identificar a relação entre estes dois conceitos na perspectivados trabalhadores. Através da abordagem qualitativa - exploratória, com entrevistas abertas e semiestruturadas foram ouvidas doze pessoas, homens e mulheres, com idades entre 30 e 65 anos, sendoseis trabalhadores aposentados e seis trabalhadores ativos, com no mínimo 10 anos de exercício profissional na iniciativa privada. A análise das entrevistas foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo. As conclusões versam que os respondentescompreendem Trabalho e Felicidade por uma perspectiva de realização pessoal e missão de vida. Aqueles que avaliaram suas vidas como felizes relacionam sua vida laboral (Trabalho) como fonte de realização pessoal e sentido de existência. Os resultados expressaram uma relação de conectividade entre os conceitos Felicidade e Trabalho, indicando interdependência entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Fermiano Fidelis, Universidade de Aveiro

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutoranda em Marqueting e Estratégia pela Universidade de Aveiro (UA). Atuou como Gestora em Recursos Humanos em empresas do segmento de saúde e empresas de tecnologia. Trabalhou como docente em cursos de especialização e escolas técnicas, nas áreas de Psicologia aplicada a saúde e a gestão de Recursos Humanos

Antonio Jorge Fernandes, Universidade de Aveiro

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (1996 - reconhecido pela UFMG em 2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1980). Pesquisador e conferencista em congressos nacionais e internacionais em Economia do Turismo, Economia da Energia, Impactos Econômicos do Turismo, Gestão de Atrações Turísticas, Turismo e Sustentabilidade, Competitividade das Empresas e Energia, Avaliação e Custos de Projetos de Energia Eólica. Foi Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Programa de Pós-Graduação em Turismo- PPGTUR da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas linha de pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade e Turismo, Organizações e Sustentabilidade no ano de 2014. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar em Natal. Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro - Portugal. Experiência profissional na gestão acadêmica e administrativa no setor de ensino superior. Pesquisador da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro - Portugal.

Priscila Bresolin Tisott, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul (2012), mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015) e cursando Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Bolsista PROSUP/ CAPES. Tem experiência na área de Comércio Internacional - Importação.

Referências

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, 70.

Bendassolli, P. F. (2007). Felicidade e trabalho. GVexecutivo, 6(4), 57-61.

Borges, L. O., Alves-Filho, A., Tamayo, A. (2008) Motivação e Significado do Trabalho (in Siqueira – org) Porto Alegre: Artemed.

Chizzotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Vozes.

Coutinho, M. R. D. C. P. (2014). A felicidade no trabalho: implicações no valor da empresa e no indivíduo (Doctoral dissertation, Instituto Superior de Gestão).

Cunha, M. P., Rego, A., & Lopes, M. P. (2013). Comportamento organizacional positivo. Análise Psicológica, 31(4), 313-328.

Dicionário etimológico on line - http://www.dicionarioetimologico.com.br – acesso em 06 de novembro de 2015.

Fisher, C. D. (2010). Happiness at work. International journal of management reviews, 12(4), 384-412.

Kim-Prieto, C., Diener, E., Tamir, M., Scollon, C., & Diener, M. (2005). Integrating the diverse definitions of happiness: A time-sequential framework of subjective well-being. Journal of happiness Studies, 6(3), 261-300.

Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Artmed.

Miquiluchi, J., & Gonçalves, M. D. G. C. (2013). Estudo exploratório acerca da subjetividade na mensuração do sentimento de felicidade no trabalho: a visão de funcionários de uma agência bancária do interior do estado de São Paulo. UNIVERSITAS, (8).

Rego, A., & Pina e Cunha, M. (2009). Do the opportunities for learning and personal development lead to happiness? It depends on work-family conciliation. Journal of Occupational Health Psychology, 14(3), 334.

Rego, A., & e Cunha, M. P. (2012). They need to be different, they feel happier in authentizotic climates. Journal of Happiness Studies, 13(4), 701-727.

Seligman, M. E. (2012). Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar. Editora Objetiva.

Snyder, C. R., & Lopez, S. J. (2009). Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Artmed.

Taranowski, C. J. (2011). A Review of:“Pryce-Jones, J.(2010). Happiness at Work, Maximizing Your Psychological Capital for Success.” West Sussex, UK: Wiley Blackwell, 241 pp. $19.95 (paperback). ISBN: 978-0-470-68942-4. Journal of Workplace Behavioral Health, 26(3), 271-273.

WELCH, J. (2005). Paixão por vencer: winning.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Fermiano Fidelis, A. C., Fernandes, A. J., & Tisott, P. B. (2018). A Relação entre Felicidade e Trabalho: Um Estudo Exploratório com Profissionais Ativos e Aposentados. PSI UNISC, 2(1), 19-32. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.9840

Edição

Seção

Artigos