Visão crítica da história da loucura na formação em Psicologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.14536

Palabras clave:

Psicologia, Educação superior, História.

Resumen

O livro História da Loucura, de Michel Foucault, que explora as formas como o louco é percebido pela sociedade desde a Idade Média até a Modernidade, abre portas para a discussão sobre como a loucura é historicamente produzida. No entanto, é comum que os alunos recém-chegados na graduação em Psicologia tragam consigo (pré) conceitos acerca da temática, partindo de óticas advindas dos seus cotidianos. Um dos desafios do ensino em Psicologia reside justamente na ressignificação de tais modos de pensar. A partir dessa problemática, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância da reflexão sobre a loucura enquanto uma construção histórica para os alunos do curso de Psicologia. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de viés exploratório, construída a partir de uma revisão narrativa de literatura. A partir da análise do material bibliográfico coletado, foi possível inferir que explorar a constituição social, cultural e histórica da loucura permite colocar em xeque os padrões de normalidade e patologia, borrando as fronteiras entre tais conceitos. Explorar a loucura e sua história oportuniza aos alunos entender a edificação do sujeito louco em seus efeitos subjetivos e no seu contexto histórico. Torna-se possível levantar a discussão de que houve momentos na história em que era impensável considerar a loucura como uma patologia. Concluímos que essa reflexão é de fundamental importância para a formação crítica e ética do psicólogo, uma vez que o permite compreender a loucura não como uma condição inata e natural, mas sim como construída e multideterminada.

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Biografía del autor/a

Nathássia Matias de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fernanda de Oliveira Pereira, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Acadêmica de Psicologia pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

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Publicado

2021-01-05

Cómo citar

Medeiros, N. M. de, & Pereira, F. de O. (2021). Visão crítica da história da loucura na formação em Psicologia. PSI UNISC, 5(1), 36-50. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i1.14536

Número

Sección

Artículos