Ensino e aprendizagem em Psicologia Social no ensino remoto emergencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16224

Palabras clave:

Psicologia Social, Tecnologia educacional, Métodos de ensino, Igualdade social, Pandemia.

Resumen

A pandemia do novo coronavírus, diante da necessidade de distanciamento social, trouxe para as universidades o desafio do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste artigo é o de refletir sobre as experiências construídas ao longo de um semestre na disciplina de Psicologia Social, na modalidade remota de ensino. Inspirado na pedagogia engajada de bell hooks, refletimos sobre três ensinamentos desta experiência: a pandemia não é democrática – a negação do direito à educação; entendendo o ERE e os limites da aula expositiva – conversação e compartilhamento de histórias; e aprendizagem colaborativa online, comunidade de aprendizagem e pensamento crítico.  Ressaltamos que a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação possibilitou a construção de aprendizagens significativas, mas temos como desafios a apropriação dessas metodologias mais participativas no modelo presencial e o acompanhamento e inclusão de estudantes que, por razões diversas, não conseguiram se vincular ao semestre remoto. Provavelmente as dificuldades vividas por esses/as estudantes já existissem, mas as condições sociais, culturais e econômicas que sustentam as desigualdades sociais se tornaram mais visíveis com a pandemia, e isso deve nos sensibilizar quando do retorno presencial das aulas.

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Biografía del autor/a

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, graduado pela UFSM; Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS); Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS; Atua na coordenação conjunta do Grupo de Pesquisa-Intervenção em Saúde Mental, Políticas Públicas e Cuidado em Rede (INTERVIRES/UFRGS).

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Publicado

2021-07-10

Cómo citar

Romanini, M. (2021). Ensino e aprendizagem em Psicologia Social no ensino remoto emergencial. PSI UNISC, 5(2), 109-124. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.16224