Representações Sociais sobre o Trabalho do Segundo Professor na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.15048Palavras-chave:
Representações sociais, Segundo professor, Inclusão escolar.Resumo
Este artigo apresenta um relato de pesquisa que teve como objetivo identificar os elementos presentes na formação de representações sociais, por professores regentes de anos iniciais, sobre o trabalho do segundo professor, na perspectiva da Educação Inclusiva. A educação de sujeitos com deficiência no ensino regular, tem desafiado os sistemas de ensino, dando lugar a um novo profissional na sala de aula, o segundo professor. A Teoria das Representações Sociais foi utilizada como referencial teórico-metodológico, constituindo-se num importante meio de investigação, no qual buscamos identificar e analisar os processos de objetivação e ancoragem presentes nas representações sociais, por professores regentes de anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre o trabalho do segundo professor. Foram entrevistados 15 professores regentes. A análise dos dados foi realizada mediante uma análise lexical de Classificação Hierárquica Descendente. A análise dos dados coletados permitiu estabelecer relações e considerações sobre as percepções e os sentidos que são atribuídos ao trabalho do segundo professor por parte dos professores regentes, apresentando as ancoragens e objetivações que estão na formação e sustentação de suas representações. Considerando que a atuação do segundo professor é uma prática recente, destacamos que as imagens sobre este professor não estão totalmente definidas. O imaginário dos professores regentes está permeado por ancoragens que dotam o segundo professor de condições de controle, vigilância, auxílio e cuidados dos educandos com deficiência.
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