Representações Sociais sobre o Trabalho do Segundo Professor na Educação Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.15048

Palavras-chave:

Representações sociais, Segundo professor, Inclusão escolar.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de pesquisa que teve como objetivo identificar os elementos presentes na formação de representações sociais, por professores regentes de anos iniciais, sobre o trabalho do segundo professor, na perspectiva da Educação Inclusiva. A educação de sujeitos com deficiência no ensino regular, tem desafiado os sistemas de ensino, dando lugar a um novo profissional na sala de aula, o segundo professor. A Teoria das Representações Sociais foi utilizada como referencial teórico-metodológico, constituindo-se num importante meio de investigação, no qual buscamos identificar e analisar os processos de objetivação e ancoragem presentes nas representações sociais, por professores regentes de anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre o trabalho do segundo professor. Foram entrevistados 15 professores regentes. A análise dos dados foi realizada mediante uma análise lexical de Classificação Hierárquica Descendente. A análise dos dados coletados permitiu estabelecer relações e considerações sobre as percepções e os sentidos que são atribuídos ao trabalho do segundo professor por parte dos professores regentes, apresentando as ancoragens e objetivações que estão na formação e sustentação de suas representações. Considerando que a atuação do segundo professor é uma prática recente, destacamos que as imagens sobre este professor não estão totalmente definidas. O imaginário dos professores regentes está permeado por ancoragens que dotam o segundo professor de condições de controle, vigilância, auxílio e cuidados dos educandos com deficiência.

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Biografia do Autor

Natália Silveira Lima, Secretaria Municipal de Educação de Concórdia

Natalia Silveira Lima-Professora da Rede Pública Municipal de Concórdia-SC. Atua em Salas de Atendimento Educacional Especializado.Graduação em Educação Especial – UFSM. Especialização em Atendimento Educacional Especializado – UNESP/Marília. Mestre em Educação – UFFS- campus Chapecó/SC

Lísia Regina Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó -SC

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – Área de Psicologia da Educação

Atua nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação

Doutora em Psicologia da Educação-PUC/RS

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Lima, N. S., & Ferreira, L. R. (2020). Representações Sociais sobre o Trabalho do Segundo Professor na Educação Inclusiva. PSI UNISC, 4(2), 25-42. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v4i2.15048

Edição

Seção

Dossiê Temático: Representações e Práticas Sociais