Necessidade de serviços de apoio psicológico em instituições de ensino: caso de escolas e universidades moçambicanas
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v7i2.18140Palavras-chave:
Serviços de apoio psicológico, Instituições escolares, Saúde mentalResumo
Os serviços de apoio psicológico assessoram as escolas/universidades no enfrentamento dos problemas comportamentais, de orientação escolar e profissional dos alunos/estudantes, ajudando-os a desenvolverem habilidades sociais, emocionais, mentais e cognitivas na academia. A pesquisa visa avaliar o nível de intervenção psicológica das instituições de ensino face aos problemas psicológicos dos alunos e outros utentes. É um estudo qualitativo com enfoque fenomenológico com o recurso da entrevista semi-estruturada, aplicada a 40 sujeitos destes, seis professores universitários, seis professores do ensino secundário, seis do ensino primário, seis estudantes universitários, seis alunos do ensino secundário e dez encarregados de educação, todos residentes na cidade de Nampula-Moçambique e maiores de 18 anos. A análise e o processamento das entrevistas foram feitos a partir do método de codificação de Saldaña (2013). Com o estudo percebemos que muitas instituições de ensino não possuem serviços de apoio psicológico aos alunos e outros intervenientes escolares. É oportuno que as instituições escolares em coordenação com as entidades governamentais proporcionem espaços de busca de apoio psicológico dentro da academia. A partir desta constatação, urge a necessidade de elaboração de projetos e programas que assegurem ações preventivas, incorporando no ambiente escolar psicólogos e profissionais afins para zelar pela saúde escolar e da comunidade.
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