Notícias

  • Chamada para o dossiê: “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”

    2021-11-09

    A revista REDES,  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (ISSN 1982-6745), seleciona artigos originais para compor o  Dossiê “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”.  A REDES recebe trabalhos inéditos em português, espanhol, inglês e francês. Os textos selecionados em outros idiomas devem enviar para publicação igualmente uma versão em inglês. Os processos de migração estão no centro das discussões atuais sobre a mobilidade humana e seus desafios na transformação dos territórios. A natureza desses fluxos questiona não apenas o domínio territorial do Estado, mas também as abordagens acadêmicas tradicionais. Sua complexidade inerente exige abordagens interdisciplinares e visões plurais que façam um olhar crítico sobre sua constituição, causalidade e perspectivas como fenômeno.   Nesse sentido, este Dossiê é organizado coletivamente por pesquisadores internacionais (Brasil, Canadá, México e Turquia) e de distintas áreas do conhecimento (Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, História e Sociologia). Nós encorajamos acadêmicos de todo o mundo a se juntar a este projeto e fornecer sua contribuição acadêmica para o estudo das migrações. Assim, a REDES espera obras originais que abordem os principais fluxos migratórios internacionais contemporâneos  nos cinco continentes. Além disso, acreditamos que esses estudos temáticos devam ser orientados por uma ou mais das seguintes linhas:

    1) A relação entre as identidades histórico-culturais dos territórios e as identidades dos migrantes;

    2) O Estado e a gestão do território em caso de imigração;

    3) Organização do espaço territorial e reivindicações de direitos humanos dos migrantes;

    4) O papel das ONGs e da sociedade civil em contextos de imigração;

    5) Regulamentações internacionais sobre os direitos dos migrantes;

    6) A inserção socioeconômica dos migrantes nos novos territórios.

    Os textos podem ser enviados até o dia 22 de fevereiro de 2022, de acordo com as diretrizes para os autores. Disponível em:

    https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#authorGuidelines

     

    Editores

    Prof. Dr. Bruno Mendelski (UNISC - Brazil),

    Prof. Dra. Grazielle Brandt (UNISC - Brazil)

    Prof. Dr. Yunus Kaya (Istanbul University - Turkey)

    Prof. Dr. Cezar Miranda (Universidad Autónoma Chapingo - Mexico)

    Prof. Dr. Camil Girard (UQAC - Canada)

    Saiba mais sobre Chamada para o dossiê: “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”
  • Nova política editorial da revista Redes - UNISC

    2020-07-23

    Prezados(as) Integrantes do Conselho Editorial, Avaliadores e Autores da Revista Redes!

    Em 2021 a Revista REDES, do PPGDR-UNISC, estará completando 25 anos de existência ininterrupta divulgando e disseminando a produção interdisciplinar sobre as temáticas atinentes ao campo do desenvolvimento e planejamento regional, e promovendo o seu debate através de contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

    A trajetória da revista tem buscado promover ações permanentes que visem sua qualificação e ampliação de sua difusão. Renovando esse compromisso e missão da REDES, o Conselho Editorial da revista aprovou alterações em sua política editorial visando justamente aperfeiçoar a comunicação, a disseminação e o debate sobre o conhecimento divulgado pela revista, e buscando amplificar sua inserção e visibilidade junto à comunidade científica internacional. Nesse sentido, a partir de janeiro de 2021 a Redes será publicada em um único volume anual, com publicações em fluxo contínuo à medida que os manuscritos cumprirem todas as etapas do processo de submissão. Os artigos serão organizados por dossiê ou número temático bem como artigos livres sobre temas relacionados ao Desenvolvimento Regional até o limite anual de 60 artigos.

    Os artigos aprovados para publicação serão disponibilizados para os leitores no idioma original e em sua respectiva versão em inglês, sendo essa de responsabilidade dos autores, bem como uma condição para publicação. Para o caso de submissões realizadas em língua inglesa, o artigo aprovado será publicado apenas neste idioma.

    Convidamos todos a visitar o site da REDES e a submeter seus artigos. https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/index

    Atenciosamente, Rogério Silveira e Erica Karnopp (Editores)

    Saiba mais sobre Nova política editorial da revista Redes - UNISC