Redes

A REDES - Revista do Desenvolvimento Regional é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS/Brasil. Organizada e editada pelo Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Regional – CEPEDER, sua linha editorial tem como objetivo a difusão do conhecimento sobre os processos de desenvolvimento social, econômico, cultural, político-institucional e tecnológico que configuram o espaço regional.


Imagem para capa da revista

Missão da Revista Redes
A revista REDES tem como missão ser um veículo de divulgação e difusão da produção científica interdisciplinar no campo dos estudos em desenvolvimento e planejamento regional.

Apresentação
A primeira edição da Revista REDES ocorreu em julho de 1996. A partir de 2007 ela passou a ser editorada em formato eletrônico, hospedada no Portal de Periódicos Online da Universidade de Santa Cruz do Sul, https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/index, e vinculada ao SEER Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas do IBICT, http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer. Seguindo a política oficial de editoração de revistas acadêmicas no país, filiadas à estratégia internacional de fomento do acesso livre ao conhecimento, disponibiliza seus resumos e textos de forma integral aos leitores.

A Redes recebe artigos de caráter teórico e empírico que abordem os processos de desenvolvimento regional através de reflexões e análises sobre seus diferentes aspectos e dimensões, como a compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas; o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular processos de gestão do território; a análise dos conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais; e análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado, entre outros.

Os manuscritos devem ser inéditos e sobre temas relativos ao campo dos estudos sobre desenvolvimento regional, oriundos das ciências sociais e humanas, notadamente do planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia, ciência política, comunicação social, direito, história, serviço social e turismo, entre outras áreas disciplinares, desde que abordem de modo central a temática do desenvolvimento regional.

Em 2017, foi lançada a versão digital das edições impressas que compuseram os primeiros dez anos (1996 a 2006) da revista Redes, num total de 33 edições agora disponíveis para acesso livre por meio da plataforma SEER.

Atualmente, a revista Redes está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Latindex - www.latindex.org
5. GeoDados - geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php
6. ERIH PLUS - dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
8. Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx/
9. CiteFactor - http://www.citefactor.org/
10. REDIB - https://www.redib.org/
11. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades : CLASE - http://clase.unam.mx/
Base de Dados
1. Redalyc.org - www.redalyc.org/revista.oa?id=5520
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
3. Dialnet - https://dialnet.unirioja.es/
4. EBSCO - https://www.ebsco.com/
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br

Notícias

 

Chamada para dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional - Vol 26 n.1/2020

 
Chamada para dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional

A revista Redes está com chamada aberta para o dossiê temático da primeira edição de 2021 (v. 26, n. 1) que versa sobre Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional. O dossiê será composto de artigos científicos com resultados de pesquisa e de reflexões teóricas ou metodológicas, cujo foco e escopo referem-se aos processos comunicacionais e culturais no âmbito do Desenvolvimento Regional e Territorial. O interesse editorial priorizará textos com contribuições teóricas e metodológicas com vigor para fazer avançar a teoria e a prática da pesquisa interdisciplinar em Desenvolvimento. Tem-se como marco a emergência da comunicação midiática impactada pelas tecnologias digitais e a expansão e centralidade da cultura, ambos fenômenos arregimentados pela globalização e motores da mesma. De outrossim, no horizonte, a potência da comunicação e da cultura para o desenvolvimento multidimensional e inclusivo com o qual a pesquisa acadêmica busca contribuir.

Entre as temáticas sugeridas, estão as políticas culturais e políticas de comunicação; a economia política da mídia; as indústrias culturais e as criativas; as tecnologias de informação e comunicação; a nova mídia no aspecto do seu potencial inclusivo e transformador, assim como relacionada às exclusões e manipulações; a democracia digital; a comunicação participativa, alternativa ou independente; a mídia regional; as identidades culturais, regionais e territoriais; as representações sociais em torno das questões do desenvolvimento; as manifestações culturais dos povos e comunidades tradicionais e das populações urbanas e rurais; os fenômenos relacionados ao hibridismo cultural; o enfoque cultural e simbólicos das migrações.

Os editores do dossiê são @s professor@s:
Ângela Cristina Trevisan Felippi e Grazielle Betina Brandt - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Gustavo Cimadevilla – Doctorado en Ciencias Sociales - Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina.
Alex Pízzio da Silva – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Universidade Federal do Tocantins.

A edição geral da revista Redes é de Rogério Leandro Lima da Silveira e Érica Karnopp – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.


Os artigos podem ser submetidos no sistema da revista (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions) até dia 30 de agosto de 2020, obedecendo as Diretrizes para Autores (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions), e serão submetidos à avaliação cega pelos pares, seguindo as Políticas da revista, disponíveis no site da Redes.

Em caso de aprovação do artigo para publicação na REDES, os autores se comprometem a enviar uma versão do texto em inglês em até 30 dias após a data do comunicado do aceite, com identificação do profissional responsável pela elaboração da versão do texto em inglês. Os autores estão cientes que, caso a versão em inglês não seja enviada, o artigo não será publicado.
 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 2 (2020)


Capa da revista