Rede Interorganizacional: inovação em serviços a partir da implantação da bilhetagem eletrônica em empresas de transporte público da região metropolitana de Porto Alegr

Autores

  • Rafael Mendes Lübeck
  • Milton Luiz Wittmann
  • Wagner Júnior Ladeira

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v14i3.1068

Palavras-chave:

Inovação em serviços, Redes interorganizacionais, Bilhetagem eletrônica, Transporte público, Sistemas de informações.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa em uma rede interorganizacional de transporte público urbano sobre sistema de bilhetagem eletrônica desenvolvida a partir da Associação que congrega empresas transportadoras de passageiros da região metropolitana de Porto Alegre. Metodologicamente contempla uma análise qualitativa na investigação de variáveis com baixos índices de conhecimento e definição e caracterizadas pela intangibilidade que inibem a formulação de hipóteses, além de contemplar a complexidade dos aspectos que compõem o cenário organizacional. Os dados foram obtidos em pesquisa a dados secundários registrados em documentos e primários obtidos por entrevistas com gestores das empresas associadas, cuja sistematização foi realizada por análise de conteúdo. Para fins deste estudo foram entrevistados o gerente executivo da Associação dos Transportadores, o coordenador de tecnologia da informação do consórcio gestor, o responsável pela coordenação do projeto e o diretor de transportes do órgão gestor. Os resultados das entrevistas foram classificados em categorias criando-se cruzamentos de informações para cada tema proposto nas categorias iniciais. Os resultados encontrados inferem que o sistema de cobrança eletrônica de passagens constitui-se em uma inovação em melhorias operacionais de controles e processos estruturantes às empresas associadas. Os estímulos à inovação e formação da associação incluem o compartilhamento de custos e riscos, os ganhos de escala pela atuação em rede, a pressão do poder público pela melhoria dos serviços sem repasse dos custos, as perdas de receita relativas a meios alternativos de transporte e a necessidade de grandes volumes de recursos financeiros, tecnológicos e humanos que individualmente se tornariam inviáveis.

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Publicado

2009-12-28

Como Citar

Lübeck, R. M., Wittmann, M. L., & Ladeira, W. J. (2009). Rede Interorganizacional: inovação em serviços a partir da implantação da bilhetagem eletrônica em empresas de transporte público da região metropolitana de Porto Alegr. Redes, 14(3), 186-210. https://doi.org/10.17058/redes.v14i3.1068

Edição

Seção

Artigos