Os desafios da inserção formal de produtos da agricultura familiar no mercado

Autores

  • Dimas de Oliveira Estevam Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC http://orcid.org/0000-0002-8116-2209
  • Giovana Ilka Jacinto Salvaro Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Vanda Jandira Dala dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.11176

Palavras-chave:

Produtos artesanais. Mercado formal. Agricultura familiar.

Resumo

O mercado agroalimentar brasileiro é majoritariamente dominado pelas grandes empresas nacionais e multinacionais que criam barreiras à entrada de produtos advindos da agricultura familiar. Embora, no Brasil, tenha-se um conjunto de políticas públicas de apoio à comercialização da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que reforçam a produção de alimentos, ao mesmo tempo existe um quadro regulatório restritivo, que exclui parte dos agricultores familiares do mercado. Mesmo assim, o País possui um vasto e diversificado mercado agroalimentar, que se mantém com base em um saber-fazer repassado de geração a geração, valorizado pelos consumidores que buscam produtos diferenciados e saudáveis. O reconhecimento de produtos artesanais não é garantia de facilidades de acesso ao mercado; ao contrário, a valorização aumenta as dificuldades devido às pressões no cumprimento da legislação. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos agricultores familiares para se inserirem formalmente no mercado sul catarinense. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa é a descrição, com base em fontes documentais e entrevistas realizadas com dirigentes de oito cooperativas de agricultores familiares da região sul catarinense. Os resultados obtidos evidenciam que os agricultores têm acessado o mercado formalmente, por intermédio de suas cooperativas, além de produzirem para o autoconsumo e comercializarem seus produtos em mercados tradicionais, institucionais e, parte, informalmente, em domicílios e feiras.

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Biografia do Autor

Dimas de Oliveira Estevam, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professor do Curso de graduação em Economia e do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7770920268998844

Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professora do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/3804218623310980

Vanda Jandira Dala dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduanda do Curso de Ciências Econômica da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/2675887886269651

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Estevam, D. de O., Salvaro, G. I. J., & Santos, V. J. D. dos. (2018). Os desafios da inserção formal de produtos da agricultura familiar no mercado. Redes, 23(1), 262-281. https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.11176

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente