Racionalidade de tomada de decisão para o planejamento e a gestão territorial sustentável

Autores

  • Carlos Alberto Cioce Sampaio
  • Oklinger Mantovaneli Jr.
  • Valdir Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1209

Palavras-chave:

Tomada de Decisão, Racionalidade, Planejamento Organizacional, Gestão Organizacional, Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Resumo

Para responder aos desafios socioambientais que se renovam e que se complexificam a cada dia quando se prospecta os próximos anos de nossa economia, emerge uma demanda por tecnologias sociais baseadas na participação e no compartilhamento de responsabilidades no processo de tomada de decisão. Tem-se como objetivo promover um balanço de duas abordagens de planejamento e de gestão organizacional para o desenvolvimento territorial sustentável que vêm sendo aplicadas nos últimos 15 anos. Pretende-se contribuir com subsídios que possam estar incorporados em processos de tomada de decisão coletiva capazes de promover uma nova racionalidade ancorada no tripé da ação social indissociavelmente ética, política e técnica na promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Utilizou-se de referências da ciência política e da neurociência, de suas interlocuções com a administração e o desenvolvimento regional e de uma pesquisa documental partindo de relatórios descritivos e analíticos. Conclui-se que as técnicas de gestão e tomada de decisão, tomadas na perspectiva da sustentabilidade, são sobretudo a expressão de imperativos éticos e neles se fundamentam as ações coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-18

Como Citar

Sampaio, C. A. C., Jr., O. M., & Fernandes, V. (2011). Racionalidade de tomada de decisão para o planejamento e a gestão territorial sustentável. Redes, 16(2), 131 - 155. https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1209

Edição

Seção

Artigos