Turismo como vetor de desenvolvimento local: análise da estrutura turística no Município de São José do Barreiro - SP

Autores

  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté Fatec Pindamonhangaba
  • Cláudia Liciely Barbosa e Silva Uniesp Guaratinguetá.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12189

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local. Estrutura turística. Turismo.

Resumo

O turismo se apresenta como um vetor de desenvolvimento local e regional, quando a estrutura turística considera o potencial endógeno do município, converge com os interesses dos atores locais e gera emprego e renda revertidos para a população local. O objetivo deste artigo foi verificar como o município São José do Barreiro – SP organiza e estrutura sua atividade turística com vistas ao desenvolvimento local. O município apresenta o status de estância turística, pertence à região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte e teve a dimensão econômica classificada como de baixo desenvolvimento no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2013. A pesquisa, de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, triangulou os métodos de observação dos atrativos turísticos; de entrevista com o gestor público municipal; e de aplicação de questionário à população. Foi identificado que o município possui potencial turístico, mas necessita de gestão pública eficaz na área do turismo, como também, de investimento em infraestrutura, planejamento turístico e divulgação dos atrativos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté Fatec Pindamonhangaba

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP). Possui pós-doutorado pela Universidade Metodista de São Paulos e pela Universidade do Minho - Portugal. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Cláudia Liciely Barbosa e Silva, Uniesp Guaratinguetá.

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté. Docente da Uniesp, Guaratinguetá.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Carniello, M. F., & e Silva, C. L. B. (2018). Turismo como vetor de desenvolvimento local: análise da estrutura turística no Município de São José do Barreiro - SP. Redes, 23(3), 422-440. https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12189