A Resiliência como Instrumento de Análise da Gestão Municipal de Riscos e Desastres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i2.13241

Palavras-chave:

Gestão de Riscos e Desastres, Gestão Municipal, Resiliência, Indicador, Inundação

Resumo

A problemática dos impactos negativos resultantes da ocorrência de eventos extremos nas cidades tem apresentado cada vez mais a necessidade da implantação de medidas que auxiliem os gestores na minimização das vulnerabilidades de seus municípios. Para isto, a gestão de riscos de desastres (GRD) é essencial e deve ser exercida nas diferentes áreas setoriais, a fim de adaptar os processos nas suas cinco etapas principais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Tendo em vista isto, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar a gestão municipal de proteção e defesa civil de União da Vitória, sendo este, o município que apresenta o maior número de ocorrências de inundação do estado do Paraná. A metodologia utilizada se baseia na aplicação de dois indicadores: Scorecard Detalhado de Resiliência a Desastres, da ONU e Indicador de Preparação a Desastres para Cidades (IPDC) da PUCPR e CEPED/PR. Ao todo, foram avaliados 164 itens, resultando em 52,5% de resiliência no enfrentamento de desastres de inundação em União da Vitória. Dentre as análises qualitativas, foi possível observar o perfil da gestão atual do município, apresentando como aspectos a forte cultura de convivência com as enchentes; a construção de novas residências nas proximidades do rio; e a falta de capacitação dos moradores, mesmo com a grande frequência de cheias. Por fim, foi possível concluir que a utilização de instrumentos que avaliem a gestão de riscos e desastres dos municípios é essencial para a promoção de medidas que auxiliem os gestores a tornarem suas cidades mais resilientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná R. Imaculada Conceição, 1155, Bloco 2, PPGTU - Curitiba, Paraná.

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Futura e Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Eduardo Gomes Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor e Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Segurança Pública - Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê - APMG. Especialista em Emergências Ambientais, em Administração - Segurança Pública, em Metodologia do Ensino Superior e Educação à Distância, e em Redução do Risco de Desastre e Desenvolvimento Local Sustentável.

Downloads

Publicado

2019-05-03

Como Citar

Garcias, C. M., Ferentz, L. M. da S., & Pinheiro, E. G. (2019). A Resiliência como Instrumento de Análise da Gestão Municipal de Riscos e Desastres. Redes, 24(2), 99-121. https://doi.org/10.17058/redes.v24i2.13241

Edição

Seção

Resiliência pós-desastres: recuperando o desenvolvimento regional