A formação de redes e o processo de internacionalização do setor vitivinícola brasileiro: um estudo de caso no Wines from Brazil
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v17i3.1343Palavras-chave:
Internacionalização, Redes Interorganizacionais, VinhosResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de formação de uma rede interorganizacional para internacionalização de um setor. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso do Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil, buscando analisar o processo de articulação e atuação dos atores neste Projeto. Os dados foram coletados por meio de observação, documentos e entrevistas semiestruturadas com quatro pessoas envolvidas no processo de formação e gestão da rede. A proposição teórica é de que os relacionamentos existentes na rede interorganizacional proporcionam soluções eficazes para o processo de internacionalização, principalmente para pequenas e médias empresas com recursos estratégicos limitados. O Wines of Brasil tem buscado desenvolver a imagem do vinho no mercado mundial, principal desafio para a internacionalização do setor. A Rede também possibilita a troca de informações entre os atores e o acesso a conhecimentos sobre o processo de internacionalização e mercados externos. Observou-se que a internacionalização também tem um reflexo positivo no mercado doméstico, uma vez que o consumidor brasileiro tem associado esse processo ao aumento da qualidade do produto nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-23
Como Citar
Dalmoro, M., & Zen, A. C. (2012). A formação de redes e o processo de internacionalização do setor vitivinícola brasileiro: um estudo de caso no Wines from Brazil. Redes, 17(3), 7-25. https://doi.org/10.17058/redes.v17i3.1343
Edição
Seção
Artigos