Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco

Autores

  • Bárbara Dal Rosso Lima
  • José Cadima Ribeiro NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4434-0766
  • Vinícius Pinheiro Nunes

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.13521

Palavras-chave:

Enoturismo. Perfil dos enoturistas. Motivações de visita. Vale dos Vinhedos. Vale de São Francisco.

Resumo

O enoturismo tem apresentado importância crescente, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, a literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre as caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco. Recorreu-se a dados qualitativos e quantitativos sobre os enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas regiões vinícolas e os dados foram submetidos a técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes. Os resultados apontam que as visitas podem ter diferentes motivações. Percebeu-se, também, que os turistas encontrados no Vale dos Vinhedos e no Vale de São Francisco têm perfis distintos. Em matéria de estratificação, obtiveram-se quatro segmentos: apaixonados; interessados; visitantes ocasionais; e indiferentes. Os resultados da investigação sugerem que conhecer melhor o perfil do enoturista possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.

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Biografia do Autor

José Cadima Ribeiro, NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professor Catedrático do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE)

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Dal Rosso Lima, B., Ribeiro, J. C., & Nunes, V. P. (2020). Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco. Redes, 25(2), 782-808. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.13521

Edição

Seção

Artigos