Desenvolvimento e conflito ambiental: a construção do discurso dos “espaços vazios” em megaprojetos no litoral sul do Espírito Santo, Brasil

Ana Cláudia Hebling Meira, Jalcione Almeida

Resumo


Nas últimas décadas, o discurso desenvolvimentista no Brasil promoveu diversas ações que culminaram na atração de investimentos em grandes empreendimentos. Eleito o espaço adequado para investimentos em infraestrutura logística para apoio a exportações e à modernização da cadeia de produção de petróleo e gás, o litoral sul do estado do Espírito Santo é, a partir do início dos anos 2000, palco de transformações que ocorrem com o anúncio da instalação de portos, usinas termoelétricas, construção de estradas e ferrovias, entre outros. Este processo não se viabiliza sem a ocorrência de conflitos. Em pesquisa recente, cujo objetivo foi o de focar os conflitos ambientais originados no choque de interesses entre os investimentos portuários e as comunidades pesqueiras no sul do estado, constatou-se que um dos mecanismos utilizados pelo “desenvolvimento” para se viabilizar foi a construção de um discurso que ressalta os “espaços vazios”. Este artigo pretende demonstrar os elementos utilizados para a afirmação deste discurso e a sua negação, que contempla as espacialidades repletas de diversidade e diferenças, expressas pela presença de comunidades tradicionais de pesca artesanal. Conclui-se que as ações do desenvolvimento, na medida em que se pretendem homogeneizadoras, não permitem a existência de diferenças do espaço o que provoca as disputas que ocorrem no litoral sul do Espírito Santo, com destaque àquelas que dizem respeito à manutenção do modo de vida do pescador artesanal.

Palavras-chave


Desenvolvimento; Conflitos ambientais; Espaços vazios; Espacialidades

Referências


ALMEIDA, J. Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento (rural) sustentável. In: ALMEIDA, J.; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: ideias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 3a ed., 2009, p. 33-55.

BERNARDES, N. Expansão do povoamento no Estado do Paraná. Revista Brasileira de Geografia, v. 14, n. 4, p. 53–82, 1952.

C-PORT LOGÍSTICA OFFSHORE BRASIL LTDA. Relatório de impacto ambiental da Base de Apoio Logístico Offshore. Itapemirim-ES: [s.n.], 2012.

ESCOBAR, A. Territorios de diferencia: lugar, movimientos, vida, redes. Popayán-Colombia: EnVión, v. 53, 2013.

ESCOBAR, A. Pluriversal politics: the real and the possible. Durham,NC: Duke University Press, 2020.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Desenvolvimento. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2016.

ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO. Espírito Santo em Ação. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2016.

ESTEVA, G. Desenvolvimento. In: SACHS, W. Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 59–83.

FLEURY, L. C. Conflito ambiental e cosmopolítica na Amazônia Brasileira: a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em perspectiva. 2013. 318f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

ITAOCA OFFSHORE. Itaoca terminal marítimo: relatório de impacto ambiental. Itapemirim-ES: [s.n.], 2013.

MACIEL, D. P. O Estado na integração de territórios vazios à nação brasileira (1943-1968): atuação da Fundação Brasil Central na região Médio Araguaia. In: Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007. CD-ROM.

MASSEY, D.; KEYNES, M. Filosofia e política da espacialidade : algumas considerações. GEOgraphia, v. 6, n. 12, p. 7–23, 2004.

MOREIRA, V. M. L. Vazios demográficos ou territórios indígenas? Dimensões, v. 11, jul/dez, p. 137–144, 2000.

RAYNAUT, C. As relações ser humano/natureza: a arqueologia social de uma ruptura. Mimeo, p. 1-17, 2006.

RATZEL, F. Le sol, la société et l'état, L'Année Sociologique, ano 13, p. 1-14, 1898-1899.

RIST, G. The history of development: from western origins to global faith. 3a. ed. London; New York: Zed Books, 2008.

TPK LOGÍSTICA S. A. Relatório de impacto ambiental do Porto Central Presidente Kennedy/ES. Presidente Kennedy-ES: [s.n.], 2013.

ZANDONADI, D. Riqueza do petróleo: novo momento eleva investimento no Estado. Gazeta Online, Vitória - ES, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v26i0.14747

Flag Counter

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo