Análise da Utilização do Cartão BNDES nas Regiões Brasileiras no Período 2004-2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15042

Palavras-chave:

Empresas. Crédito. BNDES. Quociente Locacional.

Resumo

O trabalho objetiva analisar aspectos da destinação dos valores contratados do cartão BNDES. Intenta-se verificar o viés setorial das operações contratadas via cartão BNDES por unidade da Federação (UF), bem como analisar a distribuição desses recursos nas UFs comparativamente à da população e de outras variáveis econômicas. Aplicando-se o quociente locacional (QL), para o ano de 2004, os estados com o maior número de setores (cinco ou mais) com QL>1 na região sudeste foram São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais. No Sul, o Rio Grande do Sul, no Nordeste a Bahia. No Centro Oeste, o Distrito Federal e o Mato Grosso. Para o ano de 2014, no sudeste o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo. No Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Nordeste, Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e o Rio Grande do Norte. No Centro Oeste, o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para o Norte, Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins. Verificou-se, por intermédio da Curva de Lorenz, uma alteração do quadro de utilização do cartão, que em 2004 se concentrava nas regiões Sul e Sudeste, que juntamente com o Centro-Oeste, apresentaram especialização em setores, no qual todas as unidades federativas dessas regiões também apresentaram. Em 2014, todas as regiões apresentam especialização de determinada atividade em todas as suas unidades federativas, além da diminuição da representatividade do Sudeste na utilização do cartão, com o Nordeste ganhando uma fatia maior no valor total das operações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Thury de Vieira Sá, Professor Associado IV do departamento de Economia da Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor do Deptº de Economia e Análise (DEA) da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/ UFAM). Participa como pesquisador associado da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), sediada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). Principais linhas de pesquisa: Economia Industrial; Economia Regional; e Economia Internacional.

Diogo Del Fiori, Professor Adjunto C1 do departamento de economia da Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Economia pela UFRGS e Doutor em Economia pelo programa de pós graduação de economia da Universidade de São Paulo (Esalq). Atualmente, é professor Adjunto da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Petrick Kristofer Andrade da Costa, Associação Voluntários para o Serviço Internacional

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

de Vieira Sá, M. T., Fiori, D. D., & Andrade da Costa, P. K. (2020). Análise da Utilização do Cartão BNDES nas Regiões Brasileiras no Período 2004-2014. Redes, 25, 2494-2523. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15042

Edição

Seção

Artigos