O comércio eletrônico como ferramenta de comercialização para a agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15092

Palavras-chave:

Lojas Online, Delivery, Cestas, Produção da Agricultura Familiar na Internet

Resumo

O presente estudo visa caracterizar os produtores familiares rurais que comercializam na feira do produtor rural das cidades de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, municípios pertencentes à região oeste do Paraná. De forma mais ampla, a investigação tem por objetivo analisar a utilização do comércio eletrônico como mercado alternativo e a intenção de expansão comercial levando em consideração o mercado online. A metodologia caracteriza-se pelo estudo de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para um grupo de 69 agricultores. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam que a quantidade de produtores que utilizam as redes sociais é significativa, pois eles já utilizam esse meio como forma comercial, porém, desconhecem o quanto essa forma de comercialização contribui para a renda mensal. O estudo apresenta o mercado online como uma alternativa futura para a comercialização da produção, pois os agricultores apontam que o número de pessoas que procuram os produtos pelas redes sociais e aplicativos de mensagens tem aumentado, entretanto, observam que não possuem quantidade suficiente em estoque para atender à crescente demanda, mas isso pode ser ajustado de acordo com a necessidade.

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Biografia do Autor

Aldi Feiden, UNIOESTE

Doutor e Mestre em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), Professor/pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, lotado no Campus de Toledo.o Campus de Toledo.

Manoel João Ramos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Doutor em recursos pesqueiros e engenharia de pesca. Mestre em desenvolvimento regional e agronegócio. Pós-Graduado em tecnologia de alimentos para agroindústria. Pós-Graduado em engenharia econômica e análise de projetos.Engenheiro de Produção Agroindustrial. Professor do SENAI.

Jéssica Schwanke, Unioeste

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Bacharela em Administração pela Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon - ISEPE.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Feiden, A., Ramos, M. J., & Schwanke, J. (2020). O comércio eletrônico como ferramenta de comercialização para a agricultura familiar. Redes, 25, 2151-2170. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15092

Edição

Seção

Agricultura Familiar: Dimensões, Experiências e Desafios