Mercado Institucional e Políticas Territoriais: a experiência dos agricultores familiares da comunidade de Matinha na zona rural de São Luís/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15261

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Mercado institucional, Políticas territoriais, PAA.

Resumo

Este artigo analisa a experiência dos agricultores familiares de Matinha, na zona rural de São Luís (MA), a partir da implantação dos mercados institucionais, como se reconhecem no processo de produçao, as transformaçoes nas unidades produtivas à retomada e ampliação dos cultivos tradicionais e diversificação produtiva, a fim de verificar quais as implicações socioeconômicas do PAA nas relações de comercialização dos alimentos produzidos pelos agricultores, mediante a sua operacionalização gestada sob a articulação no âmbito da esfera federal, estadual e municipal. Para atingir este objetivo, nos anos de 2017 e 2018, foram realizadas entrevistas com 12 agricultores, com as coordenadores do PAA a nível municipal e estadual e o coordenador de logística do progama. Os resultados e conclusão, revelam que a inserção dos agricultores de Matinha no mercado institucional, representou significativas mudanças, por um lado, nas suas diversas formas de organização da produção e, consequentemente, na escoação dos alimentos, e, por outro, o acesso ao programa expressa ainda alguns entraves para o acesso destes agricultores, em virtude de exigências burocráticas e , ainda, o contigenciamente de recursos financeiros, por meio do governo federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulene Muniz Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade Estadual do Maranhão (CCSA) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR/UEMA), campus de São Luís-MA.

Bianca Sampaio Correa, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Graduada em Ciências Sociais (CCSA/UEMA) e Mestre em desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR/UEMA). Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Campus Bacabeira-MA. Endereço postal:Rua Eurípedes Bezerra, bairro Vicente Fialho, condomínio pacífico 3,bloco2,apartamento2,cep:65066260-SãoLuís-MA. Área: Desenvolvimento Regional e Diversidade.

Referências

AQUINO, J; SCHNEIDER, S. O Pronaf e o desenvolvimento rural brasileiro: avanços, contradições e desafios para o futuro. In: GRISA, C; SCHNEIDER, S. (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015,p.53-76.

CARNEIRO, M. J.; MALUF, R.S (Org.). Para além da produção. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Programa de Aquisição de Alimentos – PAA: resultado das ações da CONAB em 2016. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.conab.gov.br. Acesso em: 16 abr. 2018.

DELGADO, G; CONCEIÇÃO, J. C; OLIVEIRA, J. J. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Brasília: IPEA, 2005. (Texto para discussão n. 1145). Disponível em: < https://www.ipea.gov.br/>. Acesso: 31 mai de 2020.

DELGADO, N. G.; LEITE, S. P. Políticas de Desenvolvimento Territorial: O Pronat e o PTC: possibilidades, limites e desafios das políticas territoriais para o desenvolvimento rural. In: GRISA, Catia e SCHNEIDER, Sergio (Org.) Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.p. 239- 260.

DELGADO, N. G. A “confluência perversa” de dois projetos contraditórios: projeto neoliberal e agronegócio e projeto democratizante, reforma agrária e novo modelo de desenvolvimento rural baseado na agricultura familiar. In: Brasil rural em debate: Brasília: CONDRAF/MDA, 2010.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. p. 19-50.

GRISA, C.; PORTO, S. I. As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. p. 155-180.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Muniz Barbosa, Z., & Sampaio Correa, B. (2020). Mercado Institucional e Políticas Territoriais: a experiência dos agricultores familiares da comunidade de Matinha na zona rural de São Luís/MA. Redes, 25, 2185-2202. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15261

Edição

Seção

Agricultura Familiar: Dimensões, Experiências e Desafios