Políticas de desenvolvimento nacional e impactos regionais: um estudo sobre São José dos Campos e Taubaté

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15606

Palavras-chave:

Vale do Paraíba, Industrialização, Nacional Desenvolvimentismo, Dinâmica Urbana.

Resumo

A política nacional de desenvolvimento da primeira metade do século XX, contou com a atuação do Estado no subsídio de infraestrutura para municípios de inclinação industrial e promoveu a chamada terceira fase de industrialização no Brasil evidenciando a região do Vale do Paraíba no cenário econômico nacional. Este estudo visa identificar os incentivos para o intenso surto de industrialização que ocorreu no eixo da Rodovia Presidente Dutra no período caracterizado como Nacional Desenvolvimentismo e analisar de que forma tais ações influenciaram o desenvolvimento de municípios cujas estruturas urbanas e dinâmicas sócio espaciais se modificaram, a ponto de ocorrer, a partir de 1950, uma inversão na polarização hierárquica da rede urbana regional. O estudo, de caráter histórico descritivo e reflexivo foi amparado em pesquisa bibliográfica, em especial sobre a região do Vale do Paraíba Paulista no período da implantação industrial fordista, com destaque aos municípios de São José dos Campos e Taubaté. A análise central visa entender a configuração urbana espacial durante as décadas de 1950 e 1970, quando o município de São José dos Campos passa a protagonizar a hegemonia regional, antes liderada por Taubaté.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ribeiro Moreira Neto, Universidade do Vale do Paraíba

Arquiteto e Urbanista, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Aline Cristina Gomes da Costa, Universidade do Vale do Paraíba

Arquiteta e Urbanista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba

Historiadora, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Referências

AGÊ JUNIOR. São José dos Campos de 1900 a 1980. São José dos Campos-SP: Editora Santuário, 1981.

ANDRADE, D. J. A Rodovia Presidente Dutra como elemento estruturador e a desarticulação da urbanização do Vale do Paraíba. 2019, 267 pp. (Tese de doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos – SP, 2019. Disponível em: https://biblioteca.univap.br//dados//000045/00004500.pdf. Acesso em: mar. 2020.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Do antigo ao novo desenvolvimentismo. In: O CAMPO, José Antônio; ROSS, Jaime (orgs.). Handbook of Latin American Economics. Oxford: Oxford University Press, 2011.

COSTA, P. E. Legislação urbanística e crescimento urbano em São José dos Campos. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, 2007.

DUARTE, V. N. Desenvolvimento equilibrado versus desenvolvimento desequilibrado: uma breve revisão das principais teorias. Revista de Desenvolvimento Econômico, v.17. n. 31. p. 194-205. Salvador – BA, 2015.

FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 32ª edição. São Paulo – SP: Companhia Editora Nacional, 2005.

MATTEI, L. Gênese e agenda do “novo desenvolvimentismo brasileiro”. IV Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). Rio de Janeiro-RJ, 2011.

MILLIET, S. Roteiro do Café e Outros Ensaios. São Paulo – SP: BIPA-EDITORES, 1941.

MÜLLER N. L. O Fato Urbano na Bacia do Rio Paraíba - Estado de São Paulo. Rio de Janeiro-RJ: Instituto Brasileiro de Geografia, 1969.

RIBEIRO-MOREIRA & P. R; MELLO; L. Dinâmica regional e industrialização: Diversificação e concentração espacial no Vale do Paraíba (p.67-86) in. ZANETTI, V. e PAPALI, M. A. Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos. São Paulo-SP: Intergraf, 2010.

RICCI, F. Origens e desenvolvimento da indústria têxtil no Vale do Paraíba Paulista. Programa de Pós-Graduação em Administração e Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais da Universidade de Taubaté – PPGA/ NUPES UNITAU. Taubaté-SP, 2002.

___________. A economia cafeeira e as bases do desenvolvimento no Vale do Paraíba Paulista. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada. v.1. nº 1. 2006.

ROCHEFORT, M. Les notions de réseau urbain et d’armature urbaine, Strates [En ligne], Numéro Hors-série. 2002 - Parcours dans la recherche urbaine. Michel Rochefort. un géographe engage. Mis en ligne le: 2 mai 2005. Disponível em: http://strates.revues.org/document512.html. Acesso em: mar. 2020.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3 ed. São Paulo – SP: Hucitec, 1996.

SANTOS, A. P. Arquitetura Industrial: São José dos Campos. A.P. dos Santos. São José dos Campos-SP, 2006.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. As cidades depois da Revolução Industrial. Coleção Repensando a Geografia, Contexto pp. 50-60. São Paulo – SP, 2004.

SYRQUIN, M. & CHENERY, H. Tree decades of Industrialization. The World Bank Economic Review. Vol. 3. nº2. p. 156. Washington D.C. 1989.

VIEIRA, E. T. Industrialização e políticas de desenvolvimento regional: O Vale do Paraíba Paulista na segunda metade do século XX. 2019. (Tese de Doutorado em Ciências (História) Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, 2009.

ZANETTI, V & PAPALI, M. A. Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença. São Paulo-SP: Intergraf. 2010.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Neto, P. R. M., Costa, A. C. G. da, & Zanetti, V. R. (2021). Políticas de desenvolvimento nacional e impactos regionais: um estudo sobre São José dos Campos e Taubaté. Redes, 26. https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15606

Edição

Seção

Artigos