Tensões entre os atores e as funções de conservação e de desenvolvimento turístico: o ecoturismo como solução? O caso do Parque do Mont-Orford (Québec, Canadá)

Autores

  • Christine Gagnon
  • Nathalie Lahaye

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v15i2.1599

Palavras-chave:

parque de conservação, ecoturismo, desenvolvimento sustentável, governança territorial.

Resumo

As controvérsias que surgem frequentemente em torno das questões de planejamento, implementação e gestão de parques nacionais, e que colocam em cena estados, sociedades de estado, coletividades territoriais, comunidades locais, grupos ambientalistas e promotores (eco)turísticos privados, colocam a dupla questão de gestão do território para acolher um parque nacional e as formas de turismo que respeite o meio ambiente natural e as populações locais. As estratégias utilizadas pelos atores em um conflito em torno de um parque podem explicar a dificuldade em chegar a um acordo sobre o processo de qualificação de um território, entre áreas protegidas e área de desenvolvimento durável e também encontrar uma forma de integração entre desenvolvimento e conservação, coletivamente admitidos, através de um projeto turístico compartilhado. Como o conflito no Parque Nacional do Mont Orford (PNMO), que serve como caso de referência em nossa análise, a polarização do debate opõe globalmente dois grandes tipos de valores: 1) a conservação através da integridade ecológica e territorial; 2) a valorização pelo desenvolvimento de uma oferta turística moderna e competitiva, participando da capacidade de atração do território de acolhimento de um parque nacional. Assim, a análise das estratégias dos atores, de acordo com uma leitura às vezes diacrônica e sistêmica de um conflito, permite tirar lições em relação aos campos do ecoturismo e da gestão territorial, um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Em particular, a questão do modelo do ecoturismo, visto como uma solução para o desenvolvimento viável das comunidades locais, é discutido através o caso do PNMO. Finalmente, duas condições essenciais para a implantação de um projeto de ecoturismo são destacadas: o primeiro diz respeito à inovação do conteúdo "operacional" do projeto; o segundo, ao dispositivo de gestão territorial e ao papel de ator-chave-comitê de direção, associação ou outra forma de organização independente, capaz de priorizar uma gestão de parceria e organização da área protegida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Gagnon, C., & Lahaye, N. (2010). Tensões entre os atores e as funções de conservação e de desenvolvimento turístico: o ecoturismo como solução? O caso do Parque do Mont-Orford (Québec, Canadá). Redes, 15(2), 30 - 49. https://doi.org/10.17058/redes.v15i2.1599

Edição

Seção

Artigos