Gestão de uma vinícola da Serra Gaúcha: competitividade e risco
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1632Palavras-chave:
Vinícola, Estratégia empresarial, Negociação.Resumo
As famílias Amarone e Bergamaschi foram unidas por laços de sangue e também pelos negócios. Suas vidas foram marcadas por escolhas que as fizeram se encontrar no Brasil, após tantos percalços enfrentados na Europa do século XIX. No ano de 1999, com uma safra excelente e a conjuntura econômica nacional favorecida, surgiu a Amarone Adega de Vinhos Finos: vinícola localizada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, fruto do encontro e da união das forças de duas famílias Amarone e Bergamaschi. O objetivo desse caso para ensino é incentivar a reflexão e discussão acerca de temas gerenciais como estratégia, competitividade e competências organizacionais, bem como observar as influências do ambiente no cotidiano empresarial. O caso foi elaborado para utilização em disciplinas relacionadas a estratégia empresarial, negociação empresarial, empreendedorismo, preferencialmente de cursos de graduação. As alternativas para análise do caso para ensino abrangem os conteúdos relativos a Planejamento estratégico; Decisões estratégicas; Competências organizacionais; Estratégias de diferenciação; Análise ambiental; Análise de competitividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-17
Como Citar
Sehnem, A., Bertolini, A. L., Azevedo Roesch, S. M., & Olea, P. M. (2011). Gestão de uma vinícola da Serra Gaúcha: competitividade e risco. Redes, 16(2), 70 - 92. https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1632
Edição
Seção
Artigos