Jornalistas da mídia local e o desafio digital
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.16507Palavras-chave:
Jornalistas locais. Transição digital. Mídia local.Resumo
O processo de produção de notícias ocorre cada vez mais por meio de plataformas online. Esse é um desafio tanto para a mídia quanto para os jornalistas, que tentam fazer essa transição buscando novas maneiras de interagir com pessoas que antes pareciam ser audiências silenciosas e de longínquo alcance. É o caso específico de jornalistas da mídia local que trabalham e vivem em territórios com populações ligadas por fortes laços de proximidade e vizinhança. Isso adquire relevância em Portugal porque o país concentra a maior parte da população em torno das grandes cidades do litoral em detrimento das cidades periféricas do interior. Um sentido democrático de comunidade das pequenas e médias cidades do interior de Portugal implica mecanismos de produção simbólica que reforcem o sentimento de pertença a essas comunidades. O presente estudo identifica as ferramentas e os conteúdos utilizados e produzidos pelos meios de comunicação locais da região centro de Portugal, para compreender o papel por elas desempenha nesta transição para as necessidades do novo ecossistema digital. Para esse efeito, foi realizado um inquérito junto a uma amostra de jornalistas (n = 107) de 41 redações de meios de comunicação locais do Centro de Portugal, ou seja, a região com maior presença local e mídia regional do país. Apesar de que a mídia social e o telemóvel estão se tornando parte da vida diária dos jornalistas locais, a pesquisa empírica mostra muitas vezes que a real interatividade com a comunidade parece ser exercida apenas por alguns. Isso contraria a ideia defendida de que a viabilidade a longo prazo de uma imprensa regional implica usar práticas e rotinas de coleta de informações e reportagens que refletem o engajamento dos cidadãos e a participação pública.Downloads
Referências
ALI, C., RADCLIFFE, D., SCHMIDT, T. R. & DONALD, R. Searching for Sheboygans: On the Future of Small Market Newspapers. Journalism. 2018. DOI: 10.1177/1464884917749667
COULDRY, Nick. Commmunicative Entitlements and Democracy: The Future of the Digital Divide Debate. In: AVGEROU, Chrisanthi, MANSELL, Robin, QUAH, Danny & SILVERSTONE, Roger (eds.). The Oxford Handbook on Information and Communication Technologies. S.l.: Oxford University Press, p. 383-403. 2007.
CORREIA, J.C., CANAVILHAS, J.C., CARVALHEIRO, J.R. et al. Public Journalism, and education for the media: suggestions based on a research project into the Portuguese regional press. Brazilian Journalism Research, v. 7., n. 11, p. 59-75. 2011. DOI: 10.25200/BJR.v7n2.2011.352
CORREIA, João Carlos. Online Journalism and Civic Life. In: SIAPERA, Eugenia & VEGLIS, Andreas (eds). The Handbook of Global Online Journalism, First Edition. John Wiley & Sons, Inc, p. 58-73. 2012.
DEUZE, M. What Journalism Is (Not). Social Media + Society, July/September, p. 1-4. 2019. DOI: 10.1177/2056305119857202
DOMINGO, David. Inventing Online Journalism: Development of the Internet as a news médium in four Catalan online newsrooms, PhD. Barcelona: Departament de Periodisme i Ciènces de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona. 2006.
ERC. A imprensa local e regional em Portugal. Lisboa: ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. 2010.
FRANKLIN, B. (ed.). Local journalism and local media: making the local news. London: Routledge. 2006.
HABERMAS, J. Between facts and norms. Cambridge: MIT Press. 1996.
HANITZSCH, T., HANUSCH, F., MELLADO, C., ANIKINA, M., BERGANZA, R. et al. Mapping Journalism Cultures across Nations: A Comparative Study of 18 Countries. Journalism Studies, 12 (3), p. 273–293. 2011. DOI: 10.1080/1461670X.2010.512502
HESS, K. & WALLER, L. Local Journalism in a Digital World. Basingstoke: Palgrave Macmillan. 2017.
JENKINS, J. & NIELSEN, R.K. The Digital Transition of Local News. Oxford: Reuters Institute for The Study of Journalism. 2019.
JERÓNIMO, Pedro. “É correcto ser o primeiro, mas primeiro é preciso estar correcto”. Ciberjornalismo de proximidade, 17 de Dezembro. 2011. Disponível em http://ciberotinas.wordpress.com/2011/12/17/e-correcto-ser-o-primeiro-mas-primeiro-e-preciso-estar-correcto/
JERÓNIMO, P. Ciberjornalismo de proximidade: Redações, jornalistas e notícias online. Covilhã: LabCom.IFP. 2015.
CORREIA, João Carlos & JERÓNIMO, Pedro. Sentimentos contraditórios: Quanto os jornalistas dos media regionais gostam da intervenção do público? In: ANTUNES, Manuel da Cunha (ed.) Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital, p. 81-96 Braga: Axioma. 2020.
JOYCE, Mary. Citizen journalism web site “OhmyNews” and the 2002 South Korean presidential elections. Berkman Center Research Publication, 24 de Dezembro. 2007. Disponível em https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1077920
LASORSA, D. L., LEWIS, S. C., & HOLTON, A. E. Normalizing Twitter: Journalism practice in an emerging communication space. Journalism Studies, 13(1), p. 19–36. 2012. DOI: 10.1080/1461670X.2011.571825
LECKENER, S., TENOR, C. & NYGREN, G. What About the Hyperlocals? The Drivers, Organization and Economy of Independent News Media in Sweden. Journalism Practice, 13(1), p. 1–22. 2017. DOI: 10.1080/17512786.2017.1392254
Magalhães, Vagner. MediaOn: “jornalistas terão de perder arrogância”, diz Benton. Terra, 27 de Outubro. 2009. Disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4066312-EI12290,00-MediaOn+Nao+assino+jornal+ha+muitos+anos+diz+Benton.html
MAYER, Joy. “Highlights From the 2011 Journalists Engagement Survey.” The Donald W. Reynolds Journalism Institute. 2011. Disponível em http://www.rjionline.org/news/highlights-2011- journalists-engagement-survey
NIP, J.Y.M. Exploring the second phase of public journalism. Journalism Studies, 7(2), p. 212–236. 2006. DOI: 10.1080/14616700500533528
PIMENTA, Angela, VARONI, Pedro, GARCIA, Adriana & BELDA, Francisco. Atlas da Notícia. São Paulo: Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo & Observatório da Imprensa. 2017. Disponível em https://www.atlas.jor.br/
RIVIERA, Diana & YAGUACHE, Jenny. Perfil del periodista local en la era digital y su integración en las redes sociales. Anais do II Congreso Internacional Latina de Comunicación Social. Tenerife: Universidade de Laguna. 2010. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6457130
SINGER, J. B. Still guarding the gate? The newspaper journalist’s role in an online world. Convergence: the Journal of Research into New Media Technologies. v. 3, n. 1, p. 72-89. 1997. DOI: 10.1177/135485659700300106
SINGER, J. B., HERMIDA, A., DOMINGO, D. et al. Participatory Journalism: Guarding Open Gates at Online Newspapers. Malden, MA: Wiley-Blackwell. 2011.
SNYRNAIOS, Nikos & BOUSQUET, Franck. The development of local online journalism in South-Western France: the case of La Dépêche du Midi. In: SALAVERRÍA, Ramón (ed.). Diversity Journalisms, Proceedings of the ECREA Journalism Studies Section and 26th International Conference of Communication (CICOM), p. 347-358. 2011.
Zamith, F. Ciberjornalismo: As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses. Porto: Edições Afrontamento. 2008.