Comunicação e educação ambiental ecosófica: as imagens como possibilidade poética para o desenvolvimento comunitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16775

Palavras-chave:

Comunicação, Educação Ambiental, Intervenções, Imagens, Experiências colaborativas

Resumo

Quando uma universidade de caráter comunitário possibilita a criação de processos de educação ambiental por meio de atividades colaborativas de educomunicação (com uso de imagens), que envolvem diversos grupos sociais, a fim de promover o acesso ao direito à comunicação a grupos sociais, questiona-se como a perspectiva comunicacional, que valoriza os saberes coletivos, pode apontar para uma possibilidade poética para o desenvolvimento comunitário? O objetivo do artigo é refletir sobre a contribuição da comunicação colaborativa para os processos de desenvolvimento. A pesquisa bibliográfica apoia as reflexões sobre a pesquisa-intervenção que gerou a experiência de co-criação de 28 filmes amadores. Tomam-se como referenciais teóricos as contribuições dos Estudos Culturais, da Comunicação Comunitária e da Educomunicação. Os processos construídos colaborativamente possibilitaram o desenvolvimento comunitário a partir do campo da Comunicação, explorando as possibilidades criativas que os audiovisuais oferecem, os quais refletiram-se em novos olhares sobre si e os usos das mídias, sobre o estar e o fazer em grupo e sobre o ambiente habitado.

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Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Rodrigo Müller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduado em História pela mesma Instituição. Investigador do Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - Ceami/CNPq/Univates. Bolsista PROSUC/CAPES.

Denise Bisolo Scheibe, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduada em Psicologia pela mesma Instituição. Investigadora do Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - Ceami/CNPq/Univates. Bolsista Fapergs.

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

Mazzarino, J. M., Marques, R. M., & Scheibe, D. B. (2023). Comunicação e educação ambiental ecosófica: as imagens como possibilidade poética para o desenvolvimento comunitário. Redes, 28(1). https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16775

Edição

Seção

Artigos